logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Polícia Militar alcança 40 núcleos da Rede de Vizinhos em Içara

Participação pode ser requisitada por meio de aplicativo da PMSC

Compartilhar:

A interação da Polícia Militar de Içara com diferentes comunidades da cidade já é representada por 40 núcleos da Rede de Vizinhos. E até o final do ano a proposta é ampliar ainda mais o programa comunitário para prevenir crimes, além de detectar e identificar autores. “Essa estratégia de policiamento faz com que a comunidade esteja próxima da Polícia Militar. O policial militar de ligação capta as demandas da comunidade e, juntos, traçam metas”, exalta o auxiliar de planejamento da PM de Içara, aspirante a oficial, Darlan Witkowski Cruz.

Para a comunidade ser integrada, o primeiro passo é procurar a Polícia Militar direto no batalhão ou pelo aplicativo PMSC Cidadão. “Fazemos uma reunião de sensibilização com os policiais militares responsáveis pelo policiamento comunitário e repassamos alguns indicativos de como o programa tem tido sucesso no estado na prevenção dos furtos e outros crimes”, acrescenta o policial comunitário, cabo Maicon Matias da Silva. Somente neste mês, três localidades tiveram encontros para a ampliação da rede de prevenção: Jardim Silvana, Vila Nova e Liri/Mareli. E os primeiros resultados já foram alcançados.

“No Mareli tivemos uma demanda levantada pelo nosso policial militar de ligação, o cabo Matias. Os moradores informaram que o salão comunitário estava sendo utilizado para a prática de tráfico de drogas, uso de entorpecentes e o armazenamento de alguns bens lá naquela localidade. Então a gente levou a demanda para autoridades do município de Içara com o propósito de uma solução prática”, ressalta Darlan. Além de encontros de orientação dos policiais e levantamento de demandas, a Rede de Vizinhos também tem como prática o contato por grupos de conversa e a identificação dos locais que participam com uma placa padronizada providenciada pela própria comunidade a partir do orientado pela polícia.