logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Proerd realiza formaturas individualizadas em Içara

No primeiro semestre, programa da PM atendeu 442 alunos do quinto ano do ensino fundamental e 35 participantes da versão kids

Compartilhar:

Com a inclusão de mais 10 turmas, somando-se às 10 já formadas, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência concluirá nos próximos dias as formaturas do primeiro semestre em Içara. Ao todo, foram atendidas 13 escolas, sendo cinco da rede estadual e oito da municipal, beneficiando 442 alunos do quinto ano do ensino fundamental e 35 participantes do Proerd Kids, voltado a crianças da educação infantil e anos iniciais do fundamental.

“Sentimos que os alunos, mesmo ansiosos e com receio do retorno pós-pandemia, estavam muito motivados para esse retorno integral. Mesmo não podendo contemplá-los com a formatura única e centralizada, as formaturas nas escolas têm um impacto maior nas crianças, já que são feitas de forma individual, no qual (os certificados) são entregues à professora da classe e a premiação do aluno destaque”, descreve o policial instrutor, Vagner da Silva Silveira.

Suspensas em 2020 em razão da pandemia e aplicadas de forma experimental em algumas escolas no segundo semestre de 2021, quando ainda era adotado o sistema híbrido, as aulas presenciais do programa foram retomadas este ano no Estado, ainda com algumas restrições, como no modelo de formatura individualizada.

Para o segundo semestre, mais 13 turmas participarão do Proerd em Içara, de três escolas estaduais, três municipais e uma particular, envolvendo 260 alunos. “Com a data prevista entre a primeira ou segunda semana de dezembro, teremos uma formatura única”, antecipa Vagner. As aulas devem iniciar em agosto, contando ao todo com dez encontros por turma.

Saiba mais

Em março, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar de Santa Catarina, completou 24 anos de implementação. Nesse período, superou a marca de 1,5 milhão de alunos formados no currículo do quinto ano, que trata de temas como drogas, pressão dos colegas e bullying.

O currículo é semelhante para alunos do sétimo ano. Já nas aulas do Proerd Kids, as crianças aprendem sobre segurança pessoal e recebem algumas orientações sobre trânsito. O programa também inclui os pais e membros da comunidade, com informações sobre drogas, violência e adolescência, reforçando a importância de canais de comunicação abertos e o vínculo entre pais e filhos.