logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Rede Estadual é orientada para identificar violências contra crianças e adolescentes

Compartilhar:

A equipe técnica do Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Içara recebeu 150 professores, diretores e auxiliares da rede estadual de ensino nesta sexta-feira, dia 17. O encontro no Sindicato dos Aposentados foi realizado para a promoção da prevenção e o enfrentamento de todas as formas de violência familiar e institucional em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio).

“A mulher, por exemplo, consegue buscar ajuda, mas as crianças e adolescentes precisam ter alguém que fale/denuncie por eles, e os professores são fundamentais neste processo. Esse é o objetivo da formação, conscientizá-los para que identifiquem essas situações nos seus alunos”, enfatiza a coordenadora do Creas, Lucia Zanolli. Ao todo, 82 casos de violência foram registrados pelo órgão nos últimos 12 meses, dos quais, 57 por violência sexual e os demais por violência física, psicológica, negligência e alienação parental.

“O trabalho em rede é fundamental para viabilizar parcerias para nossos alunos. O trabalho do Creas fortalece a escola, principalmente pelas dicas de prevenção. Nós só temos a agradecer", destaca a gerente regional de Educação, Ronisi Guimarães. “À medida que essa rede vai se fortalecendo, vamos dando dignidade para essas crianças. Com uma boa estrutura psicossocial, ela consegue dar saltos de desenvolvimento", pontua o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB).

Entre 2018 e 2019, 800 professores da rede municipal também foram contemplados com as orientações. “Caso o professor ou outro profissional perceba ou constante a violência, o mesmo pode encaminhar a situação para o Creas ou Conselho Tutelar fazer os devidos encaminhamentos”, explica a assistente social, Daniela Militão. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3431-3572 (Creas) ou pelo Disque 100.