Canal Içara

Canal Içara

21 de abril de 2019 - 13:21
Segurança » Dicas de Verão
Risco de choques elétricos aumenta no verão
07/02/2019 às 09:04 | Especial do Jornal Gazeta
Lucas Lemos [Canal Içara]
A ocorrência de acidentes causados por choques elétricos é maior no verão tendo em vista que durante a estação o fator água está sempre presente, na praia, piscina, lagoa – e a combinação com aparelhos eletrônicos pode resultar em incidentes, inclusive, fatais. Entretanto, o risco pode ser evitado se seguidas orientações simples.

“A primeira medida é ler o manual do equipamento, pois assim a pessoa vai saber todas as informações do aparelho, desde o funcionamento até a sua vida útil”, recomenda o comandante do Corpo de Bombeiros de Içara, capitão Renan Fernandes. Outra indicação, e talvez a mais importante, é evitar contato com qualquer aparelho eletrônico quando estiver com o corpo molhado. E muito menos levar esses equipamentos para contato com a água.

Mas mesmo atitudes comuns do dia a dia podem apresentar risco. “Não se deve desligar o equipamento puxando-o pelo cabo, porque isso causa rompimento dos fios. E futuramente esse desgaste pode dar origem a um choque elétrico. A pessoa sempre deve desligar pelo plug do equipamento”, orienta.

Outra situação que o bombeiro, tenente Arthur Silveira Júnior, cita é a ligação entre tomada e crianças. “Todas as tomadas é interessante deixar fora do alcance das crianças e dos animais. Criança é por natureza bastante curiosa e por isso sempre está colocando a mão em locais que lhe chamam a atenção”, lembra. “Da mesma forma, se for fazer qualquer tipo de manutenção em aparelho elétrico ou instalação elétrica da casa, a pessoa tem que desligar a chave geral para realizar este trabalho”, reforça.

Cortador de grama e lava-jato

Na época de verão muita gente utiliza o cortador de grama, que igualmente pode apresentar riscos. “Ele é elétrico e temos que tomar cuidado, porque não podemos cortar grama em dias de chuva, por exemplo, ou se a grama estiver úmida, com poças de água, porque pode sofrer um choque elétrico”, observa Arthur.

“Outro cuidado, porque nesta época do ano aumentam os atendimentos, é em relação ao lava-jato, pois este é um equipamento que ao mesmo tempo estamos trabalhando com água e com eletricidade, então tem que sempre estar bem isolado, porque ele automaticamente se torna um ótimo condutor de eletricidade”, declara.

Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas