logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Saiba o que fazer no caso de queimaduras

Compartilhar:

Churrasqueiras ou fogões à lenha são os locais mais comuns de ocorrerem acidentes com queimaduras. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as principais vítimas desses acidentes são crianças dentro da própria casa. Por isso, é preciso ter alguns cuidados.

No caso do fogão da cozinha, é importante deixar os cabos das panelas virados sempre para o lado de dentro, pois crianças pequenas podem alcançar esses cabos, puxá-los e derramar o conteúdo da panela sobre o próprio corpo. Utensílios usados em churrascos como álcool e pegadores de ferro para virar as carnes também precisam ficar fora do alcance.

“Outra situação que provoca acidentes são com os fogões à lenha, principalmente no interior do estado, onde ele é bastante comum. O reflexo das crianças é colocar as mãos sobre as chapas aquecidas e isso pode provocar queimaduras sérias”, alerta o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Hélton Zeferino.

Quanto há ocorrências de queimaduras, a orientação é retirar a criança da fonte de calor, abafar o fogo se as roupas da criança estiverem queimando, rapidamente colocar o local da queimadura na água corrente por 15min, na sequência, proteger com um pano seco e limpo ou uma atadura e procurar atendimento médico.

“Para abafar o fogo, pode ser usado cobertor, toalhas, cortinas ou outros panos mais grossos que devem ser colocados sobre a criança. Depois de colocar a criança sob água corrente, o local da queimadura deve ser protegido para evitar a contaminação enquanto busca atendimento médico”, explica Zeferino.