logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Caminhos do Cuidado discute saúde mental

Compartilhar:

O projeto Caminhos do Cuidado iniciou com a discussão sobre o crack, álcool e outras drogas nesta quarta-feira, dia 3. O primeiro encontro ocorreu no Restaurante Nono Tchillo com a participação de 42 agentes comunitários e técnicos de enfermagem das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). A proposta é organizada pela Escola de Formação em Saúde, ETSUS Blumenau e Secretaria Estadual de Saúde através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

De acordo com a coordenadora municipal de Atenção Básica, Glicia Pagnan, a formação tem como objetivo discutir e construir o papel dos agentes, além de “ampliar a caixa de ferramenta dos profissionais envolvidos para o cuidado em saúde mental”. “Com isso a rede de atenção psicossocial terá mais ênfase no que tange à produção do cuidado, a reintegração social e da cidadania das pessoas usuárias de álcool e outras drogas”, coloca o secretário municipal, Lauro Nogueira.

“Foram abordados temas do nosso cotidiano e o que fazer para melhorar o processo de atendimento que envolve o assunto tratado. Foi um encontro bastante produtivo”, considera a agente comunitária do bairro Jaqueline, Suelen da Rocha dos Santos. Assim como ela, todos os participantes receberam também kit com mochila, camiseta entre outros itens. As atividades com a segunda turma acontecem na sexta-feira e a terceira no dia 14. A formação de 60 horas abrangerá 130 profissionais.