logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

A Doçura do Mundo: um contraste cultural

Compartilhar:

Com o coração aflito e cheio de perguntas silenciosas, a indiana Tehmina leva o olhar mais uma vez aos flocos branquinhos que formam bolas de algodão na janela da casa do filho, em Oshio, nos Estados unidos. O pensamento se contrasta entre a curiosidade e a beleza ao ver a neve pela primeira vez. Aos 65 anos, há poucos meses Tehmina viu o mundo desmoronar com a morte repentina do marido, vítima de enfarto em Bombaim, na Índia.

O único filho Sorab, 38 anos, fez carreira no país americano ainda muito jovem e a convidou para morar com a esposa Susan e o neto Cavas. A Doçura do Mundo é mais uma leitura de intensa sensibilidade da escritora indiana Thrity Umrigar conhecida pela obra A Distância Entre Nós. Não bastasse a dor e a saudade do esposo e amigo, a estrangeira sente a hostilidade da nora e não entende as disparidades culturais.

É um mundo estranho, sem solidariedade e amizade entre as pessoas e cada qual vivendo isolado em casas e mansões. Sabendo que “o melhor lugar do mundo é perto das pessoas que se ama”, ela precisa decidir e deixar sua alma escolher onde irá fixar morada. Se retorna a sua terra natal e as mais sólidas raízes ou, fica definitivamente no lugar distante e misterioso, escolhido pelo seu filho para construir sua história.