logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

A educação inicia com bons exemplos na família!

Compartilhar:

Não há receita para educar. Mas há princípios muito importantes. E não basta ensinar com palavras. É preciso ser exemplo. Conforme a psicóloga Gisele Della Bruna Gabriel Dagostim, as crianças observam constantemente o comportamento de todos que estão por perto. “E muitos não percebem isso”, ressalta. Portanto, uma mentirinha ou uma briga entre o casal impactam diretamente na educação. Tudo entra no radar. “Por mais que pensemos que as crianças não percebem, elas estão sempre atentas”, completa.

Segundo Gisele, estudos já comprovaram que o meio social é determinante para a formação de adultos saudáveis, conscientes, responsáveis e éticos. “A nossa personalidade é formada principalmente nos primeiros sete anos de vida, mas a importância de bons exemplos permanece até a adolescência”, ressalta. “A família precisa estar ciente dos valores que formam a sua base”, também indica. Desta forma, torna-se mais fácil manter a autoridade dentro de casa. “Quando um pai tira a autoridade do outro, cria contradições”, alerta.

A importância da educação em casa faz parte da nova fase da campanha Içara Pela Educação. A iniciativa do Portal Canal Içara iniciou em 2015 com a valorização de ações desenvolvidas na cidade para uma sociedade melhor. Desde então, 227 matérias foram postadas com bons exemplos praticados por escolas, entidades e empresas. Agora, uma nova etapa inicia com a proposta de despertar a consciência da importância familiar no processo educacional. Além das redes sociais, conteúdos com especialistas serão gerados para auxiliar na importante tarefa de educar os filhos.