logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Abertas inscrições para retratismo

Compartilhar:

A primeira oficina de retratismo, em 2009, foi realizada no último sábado, dia 2. E uma segunda já está sendo planejada. Falta apenas fechar a próxima turma. Os interessados devem se inscrever na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, no Centro de Içara, onde as instruções sobre figuras humanas continuarão sob a experiência do artista goiano Paulo Ricardo Campos.

Acesse:
» BLOG: Conheça a obra do artista

O professor do mini-curso riscou os primeiros desenhos quando ainda era pequeno, como a maioria das crianças. A diferença é que ele levou a sério a arte de reproduzir o que é real. Os primeiros retratos foram da própria família. Crescido, entrou para o Circuito Internacional de Arte Brasileira. E segundo ele, fez quadros para importantes celebridades do país, como o apresentador Jô Soares e o cantor Gilberto Gil.

Sem sair do Brasil, Paulo conseguiu destaque no exterior. É que ao vencer o XII Circuito Internacional de Arte Brasileira, teve uma tela levada para o consulado austríaco. E por causa disso, também recebeu uma menção honrosa do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Atualmente, vive em Florianópolis, onde também utiliza o talento para ajudar entidades carentes no projeto Arte Solidária.

Questionado sobre porque escolheu o retratismo, o artista nem titubeia. Responde que ao perceber que tinha o dom, restou treinar ele e repassar as técnicas a diante. “Não é todos que fazem”, explica. Para quem pretende melhorar os desenhos, o professor dá uma dica. As aulas podem ser gravadas ou anotadas. Isto porque as oficinas não possuem atividades práticas. A aplicação fica por conta dos alunos.

Apesar de dar aulas, Paulo continua fazendo retratos comercialmente. Na Casa da Cultura de Içara, ele deixou alguns exemplos do que é capaz. Uma imagem da modelo Gisele Bunchem, por exemplo, foi ampliada para mais uma de suas telas. E o mesmo serviço pode ser requerido por meio da Assessora do artista em Içara, Rosana Duarte. Os telefones de contato são (48) 9918-5870 e 3462-7629.