logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Alunos do curso de robótica do Içara Mais Tec expõem trabalhos em feira

Cerca de 230 estudantes dos anos finais do ensino fundamental participaram da iniciativa

Compartilhar:

Após um semestre de bastante aprendizado na área tecnológica, chegou o momento de os alunos do curso de robótica do programa Içara Mais Tec apresentarem as produções. Ao longo de toda esta sexta-feira, dia 8, o auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti recebe a exposição dos trabalhos desenvolvidos.

A parceria entre o Governo de Içara e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) envolveu todas as 15 escolas com os anos finais do ensino fundamental. Foram 230 estudantes de 11 a 14 imersos na era da tecnologia. A formatura dos cursos acontecerá na próxima segunda-feira, 11, no Salão Paroquial da Matriz São Donato.

“Tivemos várias ideias interessantes com o uso de robôs. Entre os protótipos, recebemos sistemas de irrigação, de iluminação e de segurança. Outros trabalhos surpreenderam, como a construção de um piano no Arduino e uma lixeira eletrônica. Chamou muito a atenção essa capacidade de inovação”, informa a gerente pedagógica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Isabel Martins.

Além das aulas no contraturno, o Içara Mais Tec também ofertou cursos para a população adulta. As aulas ocorrem no Espaço Jovem 4.0 Marco Antônio Lima Coelho, ao lado da rodoviária, em período noturno. A formação em Ind Tec Automação 4.0, de 300 horas, será concluída no primeiro semestre do próximo ano.

“Estamos preparando os estudantes, sejam eles adolescentes ou adultos, para as novas tecnologias do mercado de trabalho, que possui diversas oportunidades para quem domina essa área. Estudos indicam que grande parte das profissões do futuro ainda sequer existem. Por isso, precisamos estar atentos a essa nova era, que deve puxar a fila do desenvolvimento daqui para frente”, frisa a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso (PP).