logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Angústia, culpa e ansiedade fazem parte da síndrome pós-férias

Compartilhar:

Férias são associadas a alegria, descanso e, principalmente no início do ano, geram também reflexão sobre a vida pessoal e profissional. Sintomas como angústia, culpa, raiva e ansiedade podem aparecer ao final deste período. Segundo pesquisa da International Stress Management Association, 23% dos brasileiros sofrem da síndrome.

“É aquele momento que a pessoa retorna ao trabalho e se sente desconectado de seu propósito. A correria diária é tão grande que as pessoas não estão parando ao longo do ano para se observar. Os sintomas vêm, mas não damos a devida importância. E é no momento em que nos afastamos do ambiente de trabalho que percebemos”, afirma a psicóloga especializada em orientação profissional e coach, Camila Spillere Busarello.

O estudo aponta que em 93% dos casos, a depressão pós-férias está ligada a profunda insatisfação profissional. Situações estressantes no ambiente de trabalho como a falta de perspectivas de ascensão profissional ou conflitos frequentes com colegas são alguns dos problemas enfrentados por esses profissionais. Ainda segundo ela, o fenômeno começou a ser mais observado há cinco anos.

A psicóloga lembra que é normal no retorno das férias ou do recesso as pessoas passarem um período para readaptação à rotina, mas que se a tristeza e a angústia durarem mais de 14 dias é sinal de alerta. Conforme a psicóloga, cada pessoa tem dons e talentos e pode fazer diversas coisas – por isso a importância de se conhecer para definir qual o melhor caminho para si. “Quando a gente encontra o propósito, tudo flui melhor e naturalmente”, ressalta.