logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Aos 94 anos, falece padre Silvestre Junkes

Comunicado foi emitido pela Paróquia São Miguel neste domingo, dia 3

Compartilhar:

Uma das forças religiosas mais tradicionais de Içara se despediu neste domingo, dia 3. Aos 94 anos, Silvestre Junkes se dedicou por 63 anos ao sacerdócio, dos quais, 55 em Içara. O falecimento foi comunicado pela Paróquia São Miguel Arcanjo por volta das 20h. O velório ocorre na igreja Matriz, onde será a missa presidida pelo bispo Dom Jacinto Inácio Flach às 15h, seguida pelo sepultamento.

Nascido em Forquilhinha, Silvestre teve nos irmãos mais velhos, Bernardo e Alfredo, o espelho para assumir a vocação. Ingressou no Seminário em São Ludgero aos 16 anos contra o pai, que desejava que o filho fosse médico. Com o lema “Nossa Senhora, abençoa o meu sacerdócio”, ele confiou à Mãe de Jesus o ministério para vencer todos os desafios.

Padre Silvestre chegou a Içara em 1966 para auxiliar o irmão, padre Bernardo, como vigário na Paróquia São Donato, onde ficou sete anos e meio. Em janeiro de 1973 ocorreu a criação da Paróquia São Miguel, de Vila Nova e, em setembro do mesmo ano, assumiu a paróquia por 20 anos. Por motivos de doença, Dom Hilário Moser ofereceu a opção de continuar, a partir de então, como vigário.

“Quanto à nossa caminhada, nós padres temos três pontos importantes que devemos levar com muita seriedade: o primeiro é a Eucaristia, ponto alto de nossa fé. O segundo é, sem dúvida, sermos evangelizadores. Temos muitos mestres talvez, no mundo de hoje, mas devemos deixar de ser mestres e sermos evangelizadores. O terceiro é para todo mundo e muito mais para o padre: a oração. Oração é fundamental”, disse na comemoração dos 60 anos de sacerdócio em 2017.