logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Aos 99 anos, Içara perde Maria Rizzieri De Luca

Compartilhar:

Içara perdeu uma mulher de força nesta terça-feira, dia 2. Aos 99 anos, Maria Rizzieri De Luca teve uma parada cardiorrespiratória, foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, mas não foi possível reverter o quadro. Além dos filhos, ela deixa um legado para a história da cidade. Foi a primeira festeira de São Donato em 1950, participou da fundação da Apae, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Associação Berço dos Anjos, do Apostolado da Oração e das Samaritanas. O velório ocorre no Cemitério Bom Pastor, no bairro Primeiro de Maio, onde será o sepultamento às 17h.

Maria deu os primeiros passos na comunidade de São Rafael em 1921. Ainda pequena foi para o Morro Albino e com 15 anos mudou-se para o Centro do então distrito de Içara. Atuou como professora na comunidade de São Rafael por dois anos. Além disso, lecionou no Grupo Escolar Antônio João. E assim criou as cinco filhas e dois filhos que teve com Silvino De Luca. Ela casou aos 21 anos e ficou viúva aos 44. Dessa união nasceram Derlei (in memorian), Dolores, Diva, Darci, Silvia, João Paulo e Júlio.

Içara é uma terra generosa, acolhe com carinho seus visitantes, mas é preciso que as novas gerações saibam o que os mais velhos fizeram
- Maria Rizzieri De Luca em entrevista ao Canal Içara em 2016