logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

As feras na Matemática

Compartilhar:

Por causa do excelente desempenho, a professora de Matemática e cinco estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tranquillo Pissetti, do bairro Nossa Senhora de Fátima, de Içara, foram escolhidos para serem premiados na 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2012). O estudante Diego Frasson, de 14 anos, aluno da 8ª série, ganhou medalha de bronze. Já os estudantes Gustavo Lima, Danielle Kautzmann, Talita dos Anjos e Vitor da Rosa ganharam menções honrosas. Todos eles são alunos da professora Angelita Possamai, que também foi escolhida pela organização da Obmep para ser homenageada. Esta é a primeira vez que uma escola de Içara recebe tamanho destaque na área.

O aluno Diego já está acostumado: é a quarta vez que ele participa da olimpíada, e é a quarta vez que ele é premiado. “Na quinta e sétima séries, eu recebi menção honrosa, e na sexta eu já tinha ganhado outra medalha de bronze”, comenta o jovem, que sempre estudou em escola pública e quer fazer carreira na área da engenharia civil. A própria escola faz competições internas de matemática, com premiações em medalhas e caixas de chocolates. Na última interna, que aconteceu em outubro deste ano, Diego tirou em primeiro lugar, seguido por Danielle. A aluna de 13 anos, que cursa a sétima série, já participou da Obmep outras duas vezes, mas nunca havia sido premiada. Nesta terceira vez recebeu menção honrosa e garante que valeu a pena. “Minha dificuldade era com álgebra, mas nesta edição eu estudei bem mais do que nos outros anos. É muito legal quando reconhecem nosso esforço”, comenta Danielle.

Ao contrário de Danielle, o estudante Gustavo, também da sétima série, é daqueles alunos que não precisam estudar fora do horário de aula, já que têm mais facilidade de aprendizado. “Às vezes, meus colegas me caçoam por causa disso, mas eu não me importo”, comenta ele. Segundo a professora Angelita, “Gustavo é um aluno brilhante e de raciocínio muito rápido. Enquanto a turma aprendia a matéria, Gustavo já ficava fazendo os exercícios, estudando em sala de aula para a olimpíada”. Já a estudante Talita, da sexta série, foi um destaque especial. Dentre toda classificação de 555 menções honrosas de Santa Catarina, ela teve a 26ª nota mais alta. “Quando eu vi o resultado no site da Obmep não acreditei. Comecei a rir. Minha mãe ficou muito feliz, porque ela e minha irmã sempre me incentivaram a estudar”, conta Talita.

Há 10 anos lecionando na escola Tranquillo Pissetti, a professora de Matemática Angelita Possamai considera esse momento inédito como um marco em sua carreira profissional. “A conquista é deles, mas é como se fosse minha também, porque é um trabalho constante. Matemática não é a matéria favorita dos alunos, então tento conquistar o carinho deles para obter atenção”, explica a professora, que lida com aproximadamente 175 alunos em sete turmas de quinta a oitava séries. A Obmep escolheu Angelita e mais 30 professores de Matemática para receberem uma placa de homenagem e uma assinatura anual da revista Professor de Matemática, da Sociedade Brasileira de Matemática.

Além de se formar em Matemática em 1991 pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Angelita se graduou também em Física em 2011 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Eu não gostava de Física, apenas de Matemática. Porém, me esforcei e consegui me formar. Da mesma forma, qualquer aluno pode se dar bem, mesmo que não tenha nascido com aptidão ou não goste. Matemática exige apenas treinamento”, afirma.

BOLSA DE ESTUDOS - Os alunos competidores estudavam no contraturno escolar (quem tinha aulas de manhã ia à tarde à escola para estudar para a olimpíada, e vice-versa) e também ganharam mais do que uma posição no ranking. O medalhista Diego ganhou uma bolsa de estudos para participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC) em 2013, por um ano. Já os demais alunos ganham a oportunidade de participarem da pré-seleção para o PIC. A bolsa de estudos é oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, segundo a organização da Obmep, é a chance do aluno de “entrar em contato com interessantes questões no ramo da matemática, para ampliar o conhecimento científico e prepará-lo para um brilhante futuro profissional e acadêmico”. Em Criciúma, o aluno Gustavo Martins, da Escola Estadual João Frassetto, também recebeu medalha de bronze na Obmep 2012.


Outros destaques da edição do Jornal da Manhã:

» ESPORTE: Tigre lança loja virtual

» SEGURANÇA: Ação de infraestrutura é implementada no Trilho