logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Atendimento ambulatorial do posto desafoga pronto-socorro

Compartilhar:

A demanda excessiva no pronto socorro para atendimento ambulatorial é tema de estudo de profissionais da Secretaria de Saúde de Içara. A solução do problema já está sendo colocada em prática por cinco profissionais que participam do curso pólo de capacitação participativo em saúde, e detectaram este problema como sendo um dos mais graves da comunidade Içarense.

A solução definida por Graziela Zucchinali, Cleo Gama, Kenia Ortolan, Libiana Bez e Maria Isabel De Brida foi a educação em saúde para usuários. De acordo com a enfermeira Libiana Bez, vários problemas surgiram, mas a excessiva procura pelo pronto - socorro por parte dos pacientes para atendimento ambulatorial. “São serviços oferecidos pelos postos de saúde, que poderiam ser procurados nos postos de cada bairro e assim, desafogar o pronto-socorro”, explica ela.

Um folder explicativo será entregue à população para que todos se conscientizem da importância de utilizar o posto de saúde dos bairros. O material explica a diferença entre o atendimento do posto de saúde e do pronto-socorro do hospital. Dá exemplos de atendimentos disponíveis em cada um deles e ainda, fala da diferença entre urgência e emergência que na maioria das vezes acaba sendo confundida pelos pacientes.