logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Atraso em desapropriações cria gargalo

Compartilhar:

Os primeiros metros de asfalto da Via Rápida em Içara já estão em acabamento. Mas ainda há gargalos que impedem uma malha contínua. O problema está principalmente na discussão sobre as indenizações. Há dificuldade, por exemplo, em imóveis divididos por herança. Além disso, trechos foram bloqueados no trajeto até Criciúma devido a estudos sobre sítios arqueológicos conforme apresentado em uma vistoria nesta segunda-feira, dia 31.



Para os moradores, os entraves são ainda maiores e permanece a ameaça da própria comunidade paralisar as obras. A dificuldade está em receber os valores com atraso e, consequentemente, defasados. Outros já levaram a discussão para o Judiciário por discordarem da oferta apresentada pelas terras. Este é o caso de Alirton Mazzuchello. A obra afetou 1,2 hectares do ponto mais produtivo da propriedade. “Estou há três anos sem trabalhar por causa disso”, coloca.

No caso de Edemar Luiz Topanotti, a reclamação é quanto a passagem para os gados. “Prometeram e agora não dizem que não vão cumprir”, exclama. Para atravessar a Via Rápida, ele precisará utilizar o viaduto de Segunda Linha. A Via Rápida terá acesso em Içara também pela Terceira Linha e Ponta do Mato. Já em Linha do Meio será feita uma passagem apenas para a comunidade.

“Essa é uma obra importante. Mas tem que ser melhor articulada com a comunidade. Há problemas para as passagens, nas indenizações e o abalo de casas próximas”, coloca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. “Essa vistoria foi importante para mostrar a reação da comunidade aos engenheiros. Esperamos que as reclamações sejam levadas adiante e tenhamos alternativas. Vamos tentar também uma reunião com o presidente do Deinfra para construirmos soluções”, coloca o vereador propositor da vistoria, André Mazzuchello Jucoski (PSDB).

“Não chegamos ainda a 30% dos trabalhos. O trecho de Criciúma até o bairro Primeira Linha deve ficar pronto ainda este ano. O restante deverá ser concluído até agosto de 2015. Tudo o que foi pago de indenizações ocorreu quando o projeto ainda estava com a SC Parcerias. O pagamento do Deinfra começará até o dia 15 de abril. Nessa primeira etapa serão R$ 20,7 milhões”, coloca o engenheiro responsável pela fiscalização, Clóvis Antônio Bozzano. “Em Içara, a prioridade de pagamento será dos proprietários próximos aos futuros viadutos”, completa o engenheiro da Prosul. Dilnei César.

Confira mais 20 imagens
Lucas Lemos
Lucas Lemos
Lucas Lemos