logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Aumenta número de pinguins no Sul

Compartilhar:

A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, que se estende de Palhoça até o Içara, lançou nesta semana o Relatório de Resgate e Reabilitação de Pinguins Encontrados no Território da APA em 2008. De acordo com o documento, 466 animais foram atendidos no ano passado. Metade deles estava com óleo nas penas.

O aumento do número de pinguins atendidos no litoral sul de SC se deve a diversos fatores, entre eles a grande colaboração da sociedade. Impressionados com o número de pinguins, os cidadãos acionavam constantemente a equipe da APA, Polícia Ambiental e ONGs. Outro aspecto que pode ter ocasionado no crescimento do número de aves encontradas é a ingestão de lixo, contaminação por óleos e metais pesados, a alimentação reduzida nos mares (provavelmente devido à sobrepesca da sardinha), além da mudanças climáticas.


IÇARA AINDA NÃO TEVE CAPACITAÇÃO

A pedido da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), os especialistas da APA da Baleia Franca já se colocaram a disposição para a capacitação dos içarenses no remanejamento dos pinguins. Porém, o encontro ainda não aconteceu. Entre os erros mais comuns analisados pelos biólogos está a alimentação inadequada, limpeza dos pinguins com produtos impróprios e a devolução dos animais ao oceano.