logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Balneário Esplanada: a praia do descanso e da tranqüilidade

Compartilhar:

O s veranistas que escolhem o Balneário Esplanada como opção para aproveitar o verão sabem que o lugar é sinônimo de descanso e muita tranqüilidade. Ao contrário da maioria das praias, que oferecem muita festa e badalação, a Esplanada Beach, como é conhecida popularmente a praia, é um local com poucas opções de agito, mas com muitas possibilidades para quem deseja descansar e recarregar as energias.

Para o publicitário de Morro da Fumaça, Claudio Fernandes, a praia sempre foi a escolhida da família para aproveitar a temporada de verão. “Por se um local calmo e tranqüilo é ideal para quem quer usufruir de paz e sossego nas férias, longe do agito do dia-a-dia. O Ponto Positivo da Esplanada é que a gente pode caminhar tranqüilo na praia, isto porque a maioria das pessoas são parentes, amigos ou conhecidos. É é uma praia bem familiar”, disse Fernandes.

A praia é freqüentado principalmente por veranistas vindos das cidades de Morro da Fumaça, Içara, Cocal do Sul, Urussanga e Siderópolis. O acesso éde chão batido, com muita poeira e alguns buracos. Quanto a infra-estrutura de serviços, há algumas opções de supermercados, posto de combustível, farmácia, restaurante e similares. Já os mais jovens também não têm muitas opções e se deslocam para outras praias em busca de diversão em boates. “A orla está geralmente limpa e conta com o trabalho dos salva-vidas que tem feito um bom trabalho tanto na prevenção de acidentes e afogamentos como na inibição daqueles que teimam em andar de carro por entre os banhistas”, comenta o publicitário.

Segundo Fernandes um ponto negativo na praia é a falta de equipamentos para diversão como futebol, voleibol entre outros, e ainda, o grande número de ferros de embarcações que naufragaram há algum tempo e não foram retirados.


PISCINÃO

Um dos locais mais frequentados no balneário Esplanada é o conhecido “piscinão”. Uma espécie de piscina natural, com laterais construídas com concreto e com água limpa vinda direto da lagoa que passa pelo balneário. O local recebe aproximadamente 300 visitantes durante os finais de semana e é procurado por ser de fácil acesso e oferecer locais seguros para crianças brincarem e mergulharem. A proprietária de um dos bares localizados ao lado do piscinão diz que muitas pessoas vão até o local com suas famílias pela primeira vez e acabam retornando sempre, pois o local é agradável e proporciona muita diversão. “Muita gente vem acampar aqui perto. Tem final de semana que mais de 20 famílias trazem suas barracas para acampar próximo ao piscinão”, informa ela.

A estudante Daiane Medeiros, 11 anos, disse que veio pela primeira vez há três anos com sua família e depois disso resolveram fazer uma casa próximo ao local. “Meu pai comprou um terreno e aos poucos fomos construindo, agora minha tia já quer vir pra cá também. A gente gosta daqui porque é bem simples e dá pra descansar um monte”, contou Daiane.