logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Barbara Moro: a necessidade de sair da zona de conforto

Sair da zona de conforto significa a realização de novas atividades, buscando novos hábitos e superar os desafios

Compartilhar:

O conceito de zona de conforto se refere ao mesmo padrão de comportamentos e atitudes repetidas sem nenhum tipo de mudança, ou seja, é o lugar que não oferece nenhum tipo de risco. A zona de conforto é o lugar onde temos controle, nos sentimos seguros e temos estabilidade, mas é ao longo prazo é limitante. Consequentemente não se limita somente ao ambiente físico, mas estende-se ao psicológico refletindo no comportamento e nas atitudes.

O bem estar que a zona de conforto oferece não proporciona satisfação e crescimento pessoal, pois as emoções se ausentam. Essa área de vivencia pode produzir várias consequências para a saúde mental sendo elas: desmotivação, sensação de falta de sentindo na vida, comportamentos de esquiva, passividade, tristeza e aborrecimento.

Todo o desempenho na zona de conforto é feito através do conhecimento obtido através da experiência, ao contrário não oferece aprendizado porque as atividades são feitas “automaticamente”. Por medo, falta de controle e incerteza está na zona de conforto pode ser paralisante porque limite o crescimento pessoal porque impede de vivenciar novas experiências.

Sair da zona de conforto significa a realização de novas atividades, buscando novos hábitos e superar os desafios. Além disso, oferece vários benefícios como ampliar os conhecimentos, oferece novas experiências, aumenta a autoconfiança e melhora a capacidade de lidar com os problemas.