logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Bárbara Moro: as etapas na elaboração do luto

Cada pessoa reage ao luto de um jeito, no seu tempo e esse processo deve ser respeitado

Compartilhar:

Perder uma pessoa querida e amada é um processo muito doloroso e na maioria das vezes não estamos preparados para lidar com isso, essa dor também é conhecida como luto. O luto pode ser vivido através da morte de uma pessoa próxima, perda de um emprego, mudança de cidade ou até mesmo um término de relacionamento.

Durante o luto é desencadeado um conjunto de sentimentos e emoções, cada pessoa reage de um jeito, no seu tempo e esse processo deve ser respeitado, ou seja, vivenciar um luto é normal e necessário para preencher o vazio deixado por uma perda. A psiquiatra Elisabeth Kubler Ross é uma referencia quando falamos no processo de elaboração do luto, ela conseguiu identificar e elaborar as cinco fases do luto, sendo elas;

1. Negação

Essa primeira fase é vista como uma forma de defesa, quem está vivenciando não consegue acreditar na realidade e tem muita dificuldade de entender o que está acontecendo. É possível permanecer nessa fase por um longo tempo.

2. Raiva

Nessa segunda fase a pessoa que está vivenciando não se conforma por estar passando por isso e se sente muito injustiçado, tem sentimentos intensos de raiva, de culpa e de medo. Essa fase é a mais delicada.

3. Barganha

Na terceira fase a pessoa percebe que a negação e a raiva não trouxeram alívio para dor, começa negociar fazendo promessas, pactos, vai à busca de uma graça ou até mesmo um milagre.

4. Depressão

Na quarta fase a pessoa se sente impotente diante a situação, chora muito e se isola para pensar sobre a vida e se reorganizar.

5. Aceitação

Nessa quinta e última fase a pessoa começa entender melhor a realidade e se sente pronto para enfrentar a perda, percebe que mesmo com dificuldades tem a possibilidade de continuar a vida.

É importante lembrar que as fases do luto não precisam necessariamente acontecer na ordem, cada pessoa vivencia do seu jeito único.

O luto se torna um problema quando não entra na fase final, ou seja, quando não são vivenciadas todas as fases e o sofrimento de dor continua sendo muito intenso. Lidar com os sentimentos durante o luto não é fácil, respeite o seu tempo, busque ajuda psicológica, não tenha vergonha de pedir ajuda, não compare a sua dor porque as nossas relações são únicas. A vida pode e deve continuar ser vivida.

A felicidade perderia seu significado se não fosse equilibrada pela tristeza.
- Carl G. Jung -