logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Bárbara Moro: mudanças são necessárias

A mudança pode fazer muito bem e descobrir capacidades que até então eram desconhecidas.

Compartilhar:

É muito comum ver pessoas que não consegue lidar com as mudanças e com medo do novo, e essas mudanças e o medo acabam causando certo desconforto e até em casos mais graves torna-se um transtorno.

Desde muito cedo nós aprendemos e somos obrigados a se adaptar a novas situações e ambientes diferentes (por exemplo: escola, trabalho e entre outros) e elas são necessárias para o nosso crescimento e amadurecimento.

Saber lidar com as mudanças é ver uma oportunidade de crescimento, autoconhecimento, encarar com mais leveza as situações inesperadas e compreender que as mudanças são inevitáveis. Nesse processo é necessário ter calma e coragem para aprender lidar com todas as adversidades da vida.

O medo do novo se torna paralisante e faz com que continuamos na mesma rotina com os mesmos hábitos, persistindo na zona de conforto e com medo de mudança. É necessário enfrentar os medos e reconhecer que as mudanças são necessárias para movimentar e dá um novo rumo na vida.

Se você não consegue lidar com as mudanças, o ideal é se preparar buscando estratégias para diminuir o impacto e evitar reações psíquicas e físicas negativas, ou seja, aprendendo reagir melhor às mudanças e pensar em várias formas de diminuir o sofrimento. Um exemplo simples e que pode ajudar a superar o medo de mudanças é mudar o trajeto rotineiro.

É muito importante lembrar que nós não temos controle sobre tudo na nossa vida, à única coisa que temos controle é sobre nossas atitudes, colocar a culpa nos outros e tentar controlar o que está fora do nosso alcance não vai proporcionar nenhuma mudança.

Toda mudança é necessária e trazendo uma nova oportunidade para rever, perceber e reavaliar o seu estilo de vida. Embora para algumas pessoas mudar é uma tarefa difícil, a mudança pode fazer muito bem e descobrir capacidades que até então eram desconhecidas.