logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Bárbara Moro: pare de procrastinar agora!

Uma das principais causas da procrastinação é a falta de disciplina

Compartilhar:

Sabe aquela história de que quando temos alguma atividade para fazer deixamos para depois ou amanhã? Fazemos outras coisas antes ou não finalizamos o que realmente tem que ser finalizado? Então, essa é a definição de Procrastinação, o ato de adiar ou deixar para lidar com a situação depois.

Inicialmente a procrastinação não é um problema e não causa consequências graves porque no momento é “prazeroso” postergar as atividades, no entanto com o passar do tempo pode-se tornar rotina e fazendo com que você perca o controle da situação.

Uma das principais causas da procrastinação é a falta de disciplina. Desde criança aprendemos fazer nossas atividades por obrigação, portanto não somos treinados para cumprir nossas responsabilidades.

A procrastinação gera várias consequências sendo elas; o comprometimento na qualidade do trabalho, irresponsabilidade porque deixa de cumprir as suas obrigações, arrependimento por não ter feito antes, frustação, desmotivação, sentimentos de incapacidade, mau humor, dificuldade em alcançar os objetivos, em casos mais graves pode desencadear uma ansiedade e até mesmo um quadro depressivo.

Dicas para melhorar o desempenho:

• Se você quer parar de procrastinar comece fazendo as atividades pendentes o quanto antes;
• É muito importante analisar as situações que atrapalham a produtividade, por exemplo: as redes sociais, medo de fracassar, desorganização ou até mesmo pouco conhecimento sobre as atividades propostas;
• Peça ajuda quando é necessário, pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim, vontade de obter melhores resultados;
• Dividir as tarefas grandes ou dividir o trabalho em etapas;
• O planejamento das atividades é primordial nesse processo;
• Coloque objetivos que poderá ser alcançado, isso vai servir como uma motivação para finalizar as tarefas e dá continuidade nas próximas tarefas;
• Momentos de descanso entre 10 e 15 minutos durante as atividades são necessários para manter a produtividade e vir novas idéias;
• Faça uma lista de prioridades utilizando aplicativos no celular, criar lembretes, caderno de anotações ou até mesmo um painel de recados;
• Retire as distrações (ex: desligar o celular), se for possível mude o seu ambiente de trabalho e mantenha o foco no que realmente importa.
Finalizo ressaltando que deixando as obrigações para depois podem gerar muitas consequências negativas, no entanto vale ressaltar que deixando de lado as distrações e cumprindo as metas pendentes o seu desempenho vai melhorar significamente.