logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Bola de Neve: “Deus é o cara”

Compartilhar:

O som é acústico, em ritmo de reggae e com louvores a Deus. É nesta linguagem que os membros da Igreja Bola de Neve (ou Bola de Neve Curch) manifestam a fé. Em Içara, eles se encontram em uma pequena garagem no Jardim Silvana. Por enquanto, os encontros são com as portas fechadas. As cerimônias ficarão abertas somente após registrada toda a documentação necessária. Mesmo antes disso acontecer, a célula de Içara já ultrapassa 50 membros.

O altar da Bola de Neve tem sempre uma prancha de surfe. Este é o símbolo da ligação que a igreja tem com o esporte radical. Um exemplo é o projeto água viva, que é uma escolinha de surfe mantida no Balneário Rincão. Além da prática, as crianças também recebem café da manhã, almoço e café da tarde. As refeições e os ensinamentos são repassados aos domingos, na Escola Melchíades Bonifácio Espíndola. "Contamos com a doação de pessoas e empresas", explica o pastor Carlos Machado.

A maior parte dos membros da igreja são de jovens. Por isso, a linguagem utilizada pela Bola de Neve é direcionada exatamente para este público. O ministrante, por exemplo, nem usa roupa social. Tanto ele quanto a banda, algumas vezes, vão ao culto até de bermuda.

Nos encontros e reuniões, a bíblia utilizada é a mesma de outras igrejas evangélicas. E, os conceitos religiosos também. Mas, a forma de realizar o sermão não é nada convencional. Ou, você conhece alguma igreja que utiliza gírias jovens em cultos? "Não é necessário drogas, menininhas e nem baladas para ser feliz. Só com a exaltação da palavra de Deus já ficamos chapahall", comentou o pastor Carlos no encontro do último domingo, dia 2 de novembro.

EM IÇARA - Para Carlos, foi o chamado de Deus que lhe trouxe para Içara. E, a chegada na cidade foi em abril. Após freqüentar cultos em outras células, ele se tornou pastor e iniciou os encontros no Centro. O espaço ficou pequeno e os membros tiveram que mudar a igreja para o Jardim Silvana. O espaço foi cedido por alguns dos primeiros fiéis içarenses. Atualmente, as reuniões são nas quartas e domingos, sempre às 20h.

Antes da criação da célula em Içara, os adeptos da igreja tinham que se encontrar em Forquilhinha ou Laguna. Ao menos, estes eram os locais mais próximos da capital do mel que tinham a religião. Mas, agora, as células também se espalharam por Imbituba, Balneário Gaivota, Blumenau, Brusque, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Palhoça, São José, Sombrio e Tubarão. Estes são os locais em que há encontros em Santa Catarina. No resto do país, há células também em São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A IGREJA - A igreja foi criada em meio a dificuldades encontradas pelo fundador da Bola de Neve, o Apóstolo Rina. Após o uso de drogas e uma hepatite, ele iniciou encontros com a realização de orações. Isso aconteceu em 1993. Então, as reuniões foram crescendo como uma bola de neve. Assim surgiu o nome da igreja. Mas, somente em 1999, os encontros ganharam o caráter de religião.

As primeiras cerimônias da Bola de Neve foram realizadas em São Paulo, no auditório de uma empresa, a Hawaiian Dreams (HD), na época, licenciada da Rip Curl no Brasil. Mas, o espaço não tinha um púlpito. O jeito foi utilizar os materiais disponíveis no auditório. Uma prancha de surfe se tornou a mesa para o apoio da bíblia. E o improviso foi oficializado e espalhado para o resto do país.

FAMOSOS - Conforme a revista Crista (da própria igreja), um dos integrantes famosos da Bola de Neve é o goleiro do São Paulo, José Bosco de Freitas Carlos, de 32 anos. Na edição de abril deste ano, foi ele que deu o testemunho religioso. “Antes da conversão, eu tinha um vazio muito grande dentro de mim, que eu tentava preencher com as drogas, bebidas e promiscuidade. Não dava valor a família”, destacou o jogador. Segundo o pastor que faz os cultos em Içara, Carlos, a Igreja também tem entre os seus componentes o ex-líder da banda Raimundos, Rodolfo Abrantes, Alemão do Falamansa, o cantor de reggae Nengo Vieira, e Zeider, que é o vocalista do Planta e Raiz.