logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Calor aumenta proliferação de carrapatos

Compartilhar:

O verão é propício para a proliferação dos carrapatos. Os ovos destes parasitas eclodem mais facilmente com o calor. E por consequência disso, os cuidados devem ser ampliados. “Alguns podem ser transmissores de bactérias e protozoários. No animal pode provocar babesia (tristeza parasitária), febre maculosa e outras doenças que causam hemorragias. Nos humanos é responsável também pela Doença de Lyme”, indica a veterinária Mariah Freitas.

“Há carrapatos de diferentes formatos. Em nossa região é mais comum do tipo marrom quando pequeno. Para evitar é preciso manter o ambiente limpo e com a grama baixa. Nada de entulhar madeira e outros materiais. Há diferentes produtos que ajudam no controle. Mas todos devem passados com cautela. São fortes, por isso uma indicação pode ser chamar uma empresa especializada”, completa.

Para retirar um carrapato da pele ou de lugares como paredes sarapicadas, a indicação é usar uma proteção. “Pode ser uma bolsa mesmo”, exemplifica. “Depois de coletado, a indicação é despejar no vaso sanitário e dar a descarga ou botar fogo. Em nenhum momento devem ser esmagados. Isto pode fazer com que liberem ovos e prejudiquem o controle”, pontua.