logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Caminhada celebra o Dia da Terra

Compartilhar:

Uma caminhada reuniu a Paróquia São Donato e São Miguel em celebração ao Dia da Terra neste domingo, 22 de abril. O evento teve mais de 500 participantes divididos por dois trajetos. O início ocorreu simultaneamente em Vila Nova e Santa Cruz. Já o final foi realizado com reflexões sobre o uso consciente da água e do meio ambiente na margem da BR-101.

Conteúdo relacionado:
Multimídia » Conferir galeria com imagens da caminhada
Multimídia » Perdeu a caminhada? Veja agora em vídeo


"Temos que usar painéis solares e outras formas de energia diferentes do carvão", protestou Renan Rabelo Goulart. O garotinho de 10 anos surpreendeu ao pedir para falar no palanque e quebrar o protocolo até então preparado. “Fiquei surpresa. Não sabia que ele tinha pedido o espaço”, relata a mãe Giani Rabelo. A cerimônia teve a participação também do mestre em Ciências Ambientais Zeca Virtuoso. "A ciência nos serve muito, mas nem sempre consegue nos dar garantias", discursou.

"Tivemos a participação de um número expressivo de pessoas. Isto mostra que há muita gente nesta luta", avalia um dos integrantes do Movimento Içarense pela Vida, Gilmar Bonifácio. A batalha a qual ele se refere envolve a instalação de uma mineradora. São nove anos de disputas judiciais para impedir a extração do carvão na cidade.

"Não viemos aqui para fazer discurso político ou contra um empreendimento específico. Somos contrários a todos aqueles que degradam o meio ambiente", relata o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Agricultura, Jair D´Estéfani. "Tudo leva a crer que um dia secarão as fontes. E ai de onde conseguiremos água? Na própria urina? Teremos condições de retirar o sal do mar? Quanto vai custar? Quem poderá pagar", questiona o pároco Antônio Mendes. "Falamos por aqueles que não tem voz: os sapos, mosquitos...", complementa o representante do Centro Espírita, Idelfonso Leal de Souza.

CONTRAPONTO - Realizada ao lado da Mina 101, a caminhada pela vida gerou protesto de trabalhadores do empreendimento. Cerca de 40 pessoas ficaram no pátio da empresa com faixas miradas para a celebração. "A sua reza será para perdermos o nosso sustento? São 600 famílias diretamente dependentes desse meio de vida"; "Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, proteja nossos empregos" e "Padres, pastores e agricultores, somente vocês são filhos de Deus?", colocaram no material guarnecido pela carbonífera.