Cotidiano | 27/06/2025 | 19:28
Capacitação em inspeção de produtos cárneos tem participação do CIM-Amrec
Médica veterinária Bruna Viel participou de um curso especializado em Curitiba (PR)
Especial de Kenia Pacheco, da Cermoful
Compartilhar:
A atuação conjunta entre os municípios da Região Carbonífera segue avançando na qualificação dos serviços de inspeção e fiscalização de alimentos. Representando o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec (CIM-Amrec), a médica veterinária Bruna Viel participou de um curso especializado sobre inspeção de produtos cárneos, realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na Superintendência Federal do Paraná, em Curitiba.
A capacitação contou ainda com a presença do médico veterinário Diego Orlando, coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Morro da Fumaça. Durante cinco dias de imersão, fiscais e técnicos de todo o país, incluindo representantes dos serviços estaduais e consórcios intermunicipais, discutiram temas estratégicos com foco na padronização e qualificação da inspeção cárnea.
O curso foi ministrado pelos fiscais do Mapa, Cristiane Cattani, Rafael Martins Felício, Patrícia Dias e Fernando Fagundes. Entre os principais assuntos abordados estiveram: padronização de cortes bovinos, critérios de reinspeção, diferenciação entre carne mecanicamente separada (CMS) e carne mecanicamente recuperada (CMR), uso de aditivos, antioxidantes, aromatizantes, conservantes e corantes, além da verificação de processamento de produtos cárneos com e sem tratamento térmico. Também foram debatidas questões relacionadas à regulamentação de produtos salgados e dissecados, bem como o combate à fraude em carnes.
De acordo com a médica veterinária, a capacitação visa qualificar os profissionais para atuação em uma inspeção unificada, com procedimentos padronizados em todo o território nacional. Ela explica que essa iniciativa fortalece os serviços municipais e contribui diretamente para a segurança alimentar da população. “A gente sabe que trabalhar junto faz toda a diferença. Esse tipo de capacitação é essencial para garantir que todos os municípios estejam alinhados e que a população receba alimentos com qualidade e segurança na nossa região”, destaca o presidente do CIM-Amrec, prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.
Neguinho destaca ainda que a ação reforça a prioridade da Amrec em promover capacitações técnicas e fomentar o desenvolvimento de políticas públicas integradas, com foco na melhoria da gestão municipal e da saúde pública.


.png)





.png)




































