logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Casa da Cultura é iluminada de azul

Compartilhar:

Como monumento histórico mais integrado ao cotidiano dos içarenses, a Casa da Cultura padre Bernardo Junkes está sob iluminação especial. A mudança realizada no entorno da Praça São Donato ocorreu nesta quinta-feira, dia 11. E, durará até o Dia Mundial do Diabetes, no domingo, dia 14. Em cadeia global, a mesma ação ocorre em outras cidades. Em Santa Catarina, por exemplo, fazem parte Florianópolis, Joinville, Camboriú e Curitibanos. “A data serve para conscientizar todos os segmentos da sociedade e ainda alertar para o aumento da incidência do diabetes", salienta o secretário de Saúde de Içara, Laudo Calegari.

Conteúdo relacionado:
21/10/2010 » Secretaria de Saúde planeja novembro azul


Na adesão ao manifesto, os preparativos não incluíram apenas a parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Cooperaliança para a implantação da luz azul. Em Içara, sob o tema “Educar para prevenir”, atividades com estudantes e profissionais de saúde foram realizadas durante todo o dia no Salão Paroquial São Donato, no Centro da cidade. Coordenada pelas enfermeiras Andresa Bif e Ivanir Thomé, além da dentista Fernanda Guglielmi, a mobilização encerrou com uma gincana culminada no estouro de balões, claro, azuis.

Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 245 milhões de pessoas têm diabetes em todo o planeta. E, a estimativa é que nos próximos 30 anos aumente para 380 milhões. Ainda conforme o órgão organizador da campanha no Brasil, somente no país há 10 milhões de portadores da doença. A enfermidade ocorre em duas formas. No Tipo 1, o agente causador é a destruição das células produtores de insulina. Já o Tipo 2, tem fator hereditário, está ligado ao sedentarismo, obesidade e tem como peculiaridade a contínua produção de insulina.

Para entrar na campanha contra a diabetes, a Sociedade Brasileira de Diabetes dá pelo menos duas dicas, ambas preventivas: É preciso incorporar na dieta habitual a maior quantidade possível de alimentos ricos em fibras, tais como frutas, todavia, sem descascar algumas delas, como figo, pêssego e maçã pode aumentar bastante o conteúdo de fibras, que terão um papel fundamental na saúde do seu sistema digestivo; E, também se faz necessário diminuir a quantidade de gorduras e de carboidratos.