logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Casos de dengue caem 24%

Compartilhar:

Os casos de dengue notificados no país entre janeiro e setembro deste ano caíram 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Os casos graves tiveram redução de 40% e as mortes provocados pela doença, de 25%, no mesmo período. Os números foram divulgados nesta terça-feira, dia 11, pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Entre as medidas previstas estão um incentivo financeiro de R$ 90 milhões (20% a mais do valor anual do Piso Fixo de Vigilância e Promoção da Saúde) a ser distribuído para 989 municípios selecionados. O objetivo é qualificar ações de prevenção e controle da doença. Cada gestor local terá que notificar casos suspeitos de dengue grave e mortes, além de oferecer uma rede de atenção primária capaz de atender casos registrados em sua área de abrangência.

“Esse incentivo é para que os municípios e os estados tenham qualidade no combate à dengue”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, o incentivo deve funcionar como estímulo, por exemplo, para um aumento no número visitas domiciliares feitas pelos agentes. A estratégia para o próximo verão inclui ainda a ampliação do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que vai passar a incluir 556 municípios .

Outra novidade anunciada pelo Ministério da Saúde trata do monitoramento da situação epidemiológica no país por meio de redes sociais como o Twitter. A ideia é analisar, em tempo real, informações sobre dengue em municípios com população acima de 100 mil habitantes. Os alertas serão acompanhados a partir de novembro pelo sistema de vigilância em saúde, que vai verificar possíveis regiões onde há indicativo de aumento de casos. “Um comentário, às vezes, pode antecipar a existência de um número maior de casos”, assinalou o ministro.