Canal Içara

Canal Içara

21 de janeiro de 2019 - 07:40
Cotidiano »
Centro de Castração projeta mais de 1,5 mil procedimentos em 2019
07/01/2019 às 13:01 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
O Centro de Castração Francisco de Assis realizou 1,5 mil procedimentos em 2018. E de acordo com a coordenadora do Centro de Castração, Gabriela Rodrigues Gaspar, a meta para 2019 é superar essa marca. Conforme a médica veterinária, o alto volume de castrações é resultado ainda da demanda de animais. “Destacamos como os principais fatores para isso a questão do poder de locomoção do animal, pois uma fêmea pode vir de outra cidade ter seus filhotes aqui em Içara e o número de filhotes pode chegar a cinco por ninhada”, explica.

“A castração evita que os animais procriem nas ruas, mas a conscientização das pessoas quanto ao abandono é fundamental e se torna necessário para que as pessoas que optam por ter um animal doméstico permaneçam com o animal”, orienta o estagiário em medicina veterinária, Gabriel Zilli. Entre os benefícios da castração está ainda a prevenção da infecção do útero; a redução das chances de tumor de mama e testículos; redução de brigas por disputas de fêmeas no cio; a diminuição do odor da urina e demarcação de território.

Os atendimentos nas segundas-feiras são destinados aos animais de rua, nas terças são recebidos animais de agricultores com blocos de nota, nas quartas os procedimentos são em prol da ONG Amigo Bicho, as quintas os atendimentos são destinados à população de baixa renda e nas sextas-feiras ocorre a manutenção interna. Para o atendimento é necessário que o cidadão procure a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) para o agendamento. A Fundai atende ao público das 7h às 13h.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas