logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Cinco dicas do HSD para aumentar a proteção contra a infecção de vírus também em casa

Compartilhar:

A rotina de limpeza do Hospital São Donato foi intensificada. A fundação filantrópica aumentou disponibilidade de álcool gel 70% para a higienização pessoal, adquiriu mais equipamentos de proteção individual e reforçou a disseminação de informações preventivas. Além disso, a entidade recebeu a doação de 250 litros de álcool líquido 70% da Farben para ajudar na limpeza dos ambientes. São cuidados necessários para proteger os profissionais e pacientes no enfrentamento principalmente da pandemia do coronavírus COVID-19. Mas algumas ações também podem ser levadas para o ambiente doméstico como uma nova rotina.

“A redução ou a não transmissão de vírus depende da nossa prevenção. Sabemos que o vírus vive até nove dias em superfícies não higienizadas. Além de limpar os ambientes, precisamos observar o comportamento com a boca, olhos e nariz, pois são porta de entrada para a infecção do organismo. Esses cuidados valem para todas as pessoas que estão ao nosso redor. É preciso consciência coletiva”, indica a coordenadora do setor de Controle de Infecção Hospitalar do HSD, Vanessa Mafioletti.

ROTINA: Aumente a frequência de limpeza principalmente em áreas de contato e utilize panos exclusivos para cada tipo de ambiente. Os materiais usados nos banheiros, por exemplo, não devem ser usados na limpeza de outros locais da casa. Mantenha ainda os ambientes arejados e ventilados na maior parte do tempo. Lembre-se também de higienizar as mãos com frequência em todas as direções.

PRODUTOS: O álcool a 70% deve ser utilizado com frequência nos locais de toque como maçanetas, interruptores, janelas, telefone, teclado do computador, controle remoto, elevadores e outros. É recomendável ainda a varredura úmida dos ambientes com esfregão ou rodo e panos de limpeza para evitar a dispersão de microrganismos com o pó.

PROTEÇÃO INDIVIDUAL: Use luvas de borracha próprias para limpeza. Além de evitar o contato direto com produtos químicos que podem causar danos às mãos, as luvas protegem diante da possibilidade de contato com microrganismos.

ROUPAS: Deixe os calçados na entrada da residência. Você certamente circulou por muitos ambientes e não sabe as condições de higiene de cada local. Ao chegar da rua, dirija-se também ao banheiro - que deve ter a limpeza intensificada - e troque de roupa. Para reduzir as chances de infecção, não reutilize as peças.

ETIQUETA: Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço descartável e lave as mãos com água e sabão assim que possível. Na falta de um lenço, use o antebraço; nunca as mãos. Essa é a chamada Etiqueta da Tosse, principal atitude recomendada pelos especialistas.


Boletim COVID-19 do HSD

O Hospital São Donato tem atualmente três leitos de isolamento ocupados para atendimento ou averiguação de coronavírus. Há um homem de Braço do Norte, de 32 anos, com o diagnóstico positivo sob ventilação mecânica na Unidade de Terapia Intensiva, e um homem de 40 anos da mesma cidade, com patologias associadas que, por precaução, teve o exame coletado para averiguação de COVID-19. Fora da UTI foi encaminhada para isolamento uma mulher de 56 anos de Içara, com patologias associadas, que teve a coleta do exame realizada.