logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Coletes, de uma peça refinada aos trajes esportivos

Compartilhar:

O colete masculino surgiu no século XVIII. Era uma peça refinada, comumente confeccionada em tecidos nobres e ricamente bordada. No início do século XX, ele se uniu ao paletó e à calça para formar o terno, traje essencial no armário dos homens. Sua função principal era guardar o relógio de bolso. Com a popularização dos modelos de pulso, o colete tornou-se menos comum, só sendo utilizado em ocasiões muito formais e ou em versões mais esportivas!

Uma das variações com tudo na meia estação é o Gilet (vem do francês, se pronuncia “gi-lê”), também conhecido por aqui como colete esportivo. Por algum motivo, ele passou os últimos anos nas prateleiras de equipamento outdoor das marcas especializadas e lojas de departamento, mas agora voltou para seu lugar merecido: o guarda-roupa de homens que precisam de uma peça versátil, que vá bem no frio e no calor, do casual ao social.

O colete masculino é visto como uma peça de roupa por muitos, mas, quando enxergamos essa peça como um acessório podemos fazer infinitas combinações. Apenas uma camiseta e uma calça jeans já é o bastante para montar seu visual mais casual com um colete (Gilet) e ainda ganhar uns pontos em bom gosto e estilo de forma bastante sutil.