Canal Içara

Canal Içara

22 de setembro de 2019 - 01:36
Cotidiano »
Começa verão quente e chuvoso
21/12/2006 às 14:26 | Vanessa Feltrin | A Tribuna
Pelo que a meteorologia adianta, o único que deve ficar encasacado nesse restante de mês é o querido Papai Noel. Apesar de os profissionais apontarem, por enquanto, chuva tanto para a noite de Natal quanto para a virada de ano, o verão 2007, que tem início marcado para hoje, promete muitas alegrias para os turistas e agricultores da região.

Como o clima está sob influência do fenômeno El Niño até maio, espera-se que até março haja mais chuvas que o normal para a estação, além de menos dias com sol intenso. No entanto, segundo Marcio Sônego, doutor em climatologia da Estação Experimental da Epagri em Urussanga, nada que afete a estação mais aguardada do ano. "Há indicativos de que a temperatura média a ser registrada fique acima do normal. Assim, com temperaturas altas e umidade suficiente, as plantações de arroz, feijão, milho, banana e as pastagens serão bastante beneficiadas", conta.


Mais trovoadas na temporada

O risco de trovoadas também é maior. Elas tendem a ser registradas, com mais freqüência, entre finais de tarde e inícios de noite. Sônego acredita que não haverá problemas com estiagem. Para o meteorologista da Metsul, Eugenio Hackbart, a média da temperatura máxima para o verão 2007 no Sul deve ser inferior a do verão desse ano. Tudo por conta de uma maior umidade atmosférica, que será responsável por baixar um pouco as temperaturas durante o dia, mas proporcionar noites mais abafadas.

Para o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), a previsão é de que a temperatura nos três primeiros meses de 2007 fique entre a média ou um pouco acima. Como em janeiro a umidade do ar ficará mais baixa e a nebulosidade menor, as temperaturas sobem rapidamente, podendo ultrapassar os 35ºC.

Sônego destaca que para a região, a temperatura média no verão é de 24ºC. Durante as tardes, a média é de 31ºC. Já para as noites, 19ºC. Até o final de dezembro são esperadas mais duas frentes frias. Hoje a chuva deve aparecer forte à tarde e ir embora somente na sexta-feira. O sábado fica nublado. É só no domingo que o sol volta a brilhar, com risco de a chuva retornar no dia de Natal. "A temperatura máxima registrada foi 35,8°C no último domingo, mas que apesar de ser um valor alto não quebrou o recorde dos 41,7°C registrados em dezembro de 1971", relata. O verão começa hoje às 22h22min. O dia é o mais longo do ano, com 13 horas e 57 minutos de luminosidade.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas