logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Conferência debate direitos da pessoa idosa em Içara

Compartilhar:

Içara teve a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa nesta quarta-feira, dia 27. Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas foram debatidos em quatro eixos. O evento no Salão Paroquial São Donato teve ainda a escolha dos delegados à convenção estadual, um café e baile da terceira idade.

Em Içara, 12% da população é composta por pessoas idosas. São aproximadamente 6.646 pessoas, dentre elas, 725 estão na faixa etária dos 80 aos 100 anos. “Estamos vivendo um momento em que a expectativa de vida segue aumentando e precisa-se construir políticas para que sejam discutidas e colocadas em práticas”, aponta o vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafim (MDB). Uma pesquisa do IBGE aponta que a população idosa irá triplicar até 2050.

“Consideramos um momento de importância para o município realizar a conferência, visando sempre o bem estar e planejar ações para o futuro da pessoa idosa”, comenta a secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Fabiana do Amaral. “Conseguimos reunir um bom grupo de pessoas de diferentes partes do município”, explica a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Maria Celso da Silva.

“A troca de ideias é fundamental para desenvolver ações e fortalecer vínculos. Hoje possuímos 50 clubes de mães e 11 grupos de terceira idade, onde nestes, homens e mulheres tem acesso a momentos de atividades inclusivas”, explica a presidente do departamento de Fomento à Atividades Inclusivas (FAI), Ceneli de Freitas Gastaldon.