logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Conforme Casan, problema no esgoto foi provocado por falha em boia

Compartilhar:

O transbordo da rede de esgoto em Içara foi ocasionado nesta semana pela falha na boia da estação elevatória do bairro Jaqueline. O problema ocorreu na madrugada de terça-feira, ou seja, na mesma noite em que houve alagamentos na cidade devido ao volume de chuva. Conforme manifestado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, o mau funcionamento da boia provocou também a paralisação do bombeamento na estação de tratamento, mas ainda pela manhã já havia sido resolvido.

Um boletim de ocorrência foi aberto na Polícia Ambiental contra a Casan pela vereadora Silvia Mendes (PP) na quinta-feira. Além disso, moradores realizaram uma manifestação na Câmara Municipal na noite de sexta-feira. A sessão extraordinária teve na pauta a reedição da lei para isenção dos consumidores que possuem a propriedade mais baixa que a rede coletora, desta vez, com a isenção da cobrança imediatamente ao requerimento de cada morador. Além disso, os vereadores anunciaram que terão uma reunião com a direção da Casan na próxima semana.

A estação de tratamento de esgoto projetada pelo Governo Municipal teve o funcionamento iniciado em agosto, mas a autorização para a cobrança ocorreu somente em dezembro. A obra viabilizada inicialmente pelo Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto da cidade em 2010 foi entregue posteriormente à Casan com a perspectiva de abranger aproximadamente 3,8 mil unidades consumidoras do Centro, Jardim Elizabete, Jaqueline, Raichaski e Cristo Rei em mais de 45 mil metros de tubulação.