logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Cooperi define cronograma para campanha

Compartilhar:

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 março, foi escolhido também como o dia para o lançamento da campanha de educação sobre a coleta seletiva em Içara. O cronograma da Cooperativa de Reciclagem de Içara foi definido em reunião com integrantes da Cooperi e responsáveis pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundai) nesta última quarta-feira, dia 26. Até lá, serão levantados dados que servirão como base para palestras em escolas, orientação nas casas, igrejas, associações de moradores e entidades. Tudo com o objetivo de educar os moradores sobre como proceder na hora de fazer a separação do lixo.

“Não basta apenas termos um sistema de coleta seletiva no município e os moradores não saberem como isso funciona. Primeiro, temos que tornar o assunto de conhecimento de todos, explanando tudo relacionado ao lixo, o que pode ser reciclado e o que deve ser descartado”, pontua o coordenador da Cooperi, Vidal Santos. “Antes de tudo, temos que trabalhar com essa educação ambiental. Nas escolas com as crianças, nas casas, etc. Acho que a partir do porta a porta, a ideia começa a ser disseminada por toda a cidade”, acrescenta o presidente da Fundai Eduardo Rocha.

O trabalho de conscientização, assim como a própria coleta seletiva, irá iniciar gradativamente. O primeiro bairro a ser atendido será o Cristo Rei. Equipes de trabalho serão montadas e irão atuar nos diversos segmentos da comunidade levando orientações. O trabalho de educação ambiental terá início dez dias após o lançamento, no dia 1ª de abril. “Essa orientação é importante para as pessoas terem, inclusive, conhecimento do dia que será realizada a coleta seletiva. Por exemplo, se a coleta de lixo tradicional acontece no dia x, a seletiva irá ocorrer no dia y”, esclarece o biólogo da Fundai, Ricardo Garcia da Silva.

Para o processo de educação ambiental, estão sendo preparados diversos materiais. Todos com a intenção de chamar a atenção dos moradores sobre a coleta. Já no lançamento da campanha, serão apresentados materiais com informação sobre como o trabalho vai funcionar em Içara. Estarão envolvidos nesse processo também funcionários dos setores de Educação, Saúde e Agricultura. “A questão da coleta seletiva aqui de Içara está sendo tratada para nós na Fundai como questão de honra, tamanha sua importância. A política de resíduos sólidos do Governo Federal é muito boa, contudo, ainda não tem efetividade. Temos que fazer as coisas funcionarem aqui no município”, ressaltou Eduardo Rocha.

Após os trabalhos de educação ambiental, será iniciada então a coleta seletiva na cidade. As atividades começam também pelo bairro Cristo Rei, na segunda quinzena do mês de abril. O recolhimento será feito uma vez por semana, em um dia alternado da coleta tradicional, com um caminhão cedido pelo presidente da Cooperi, Valmir Jorge Antônio. “O caminhão da Cooperi precisa ser reformado. Enquanto isso, eu coloco o meu caminhão à disposição até que seja finalizado o conserto”, relata.

O trabalho de educação ambiental, por vez, será contínuo e acontecerá ao longo de todo o ano. “Temos que iniciar aos poucos para saber como vai ser. Até para a ideia ir se propagando por toda a cidade. Vamos fazer por bairro, com coleta um dia em cada um”, aponta Vidal Santos. “Já tive vontade diversas vezes de jogar tudo para o alto. Depois de vários anos, parece que com esse cronograma a realidade de iniciar a coleta está mais perto”, ressalta Antônio. “Agora temos que cobrar essas data e ver se as coisas caminham de vez”, complementa o coordenador.