Canal Içara

Canal Içara

05 de junho de 2020 - 08:45
Cotidiano » Coronavírus Covid-19
Coronavírus: rede privada absorve 73,87% da demanda por UTI em SC
06/04/2020 às 19:56 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
A rede privada hospitalar é responsável atualmente pelo atendimento de 73,87% da demanda de leitos de terapia intensiva para casos confirmados ou suspeitos de coronavírus em Santa Catarina. Conforme os dados apresentados pelo secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, dos 111 leitos de UTI em uso, apenas 29 são da rede pública, ou seja, 26,12%.

O levantamento divulgado em entrevista coletiva no início da noite apresenta uma característica da pandemia: o vírus está mais presente nas Classes A-B. É um extrato da sociedade que tem acesso mais fácil a viagens e pessoas que circulam pelo planeta. Logo, o contágio foi mais acelerado. Este trânsito do COVID-19 garantiu até agora tempo para a rede pública preparar-se.

Abaixo nesta pirâmide social há classes mais volumosas e com menos recursos. Com a retomada gradativa das atividades econômicas e da circulação da população, o Estado prepara-se então para o aumento da demanda no Sistema Único de Saúde. Além do isolamento realizado até agora, a diferença neste caso poderá ser ações de proteção que precisam virar hábito para todos - indiferente de classe social - como o uso de máscaras e a limpeza rotineira das mãos.

HSD tem 100% dos leitos disponíveis

Em Içara, o Hospital São Donato está com ocupação zero para os leitos destinados ao tratamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico de COVID-19. São ao todo 30 leitos em ala de isolamento, além de um leito de UTI, disponíveis para o enfrentamento da pandemia. Todos estão credenciados pelo Sistema Único de Saúde. A disponibilidade total segue pelo segundo dia consecutivo.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias