Cotidiano | 31/01/2010 | 21:02
Correria para garantir doação de córneas
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Com a intenção de garantir que alguém consiga ver as cores do mundo, a equipe do Banco de Olhos de Criciúma iniciou mais uma operação neste domingo, dia 31. No Balneário Rincão, o médico Patrick Rubbo notificou familiares de A.S.P., de 30 anos. E já no início da tarde, as córneas do homem começaram a ser retiradas.
A correria e agilidade refletem a mobilização da Associação dos Policiais Civis, da própria Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias (IGP). A mobilização garante para Santa Catarina os melhores índices de doadores num comparativo com os outros estados brasileiros. São 16,7 doadores por milhão de habitantes. O valor significa a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para 2015.
Conforme o vice-presidente do Banco de Olhos, Almir Fernandes, a captação de córnea realizada neste domingo foi a segunda de 2010. Elas ocorreram em menos de 48h. Contudo, nem todos os números são positivos. Segundo as estatísticas apresentadas por ele, a quantidade de doadores de múltiplos órgãos tem caído na região Sul de Santa Catarina. Em 2007, foram 10 operações deste tipo. Em 2008, nove. E, no último ano, apenas seis.

.jpg)




.png)
.png)


.png)











.png)



















