logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Covid-19: aplicação de terceira dose da vacina deve ser agendada em Içara

Reforço pode ser feito pela população com mais de 70 anos ou imunodeprimidos

Compartilhar:

A aplicação da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 70 anos ou com imunodepressão precisa ser realizada após seis meses da segunda dose. Essa é a orientação do Ministério da Saúde para garantir o reforço na imunização. Em Içara, a população que se enquadra neste perfil deve procurar as unidades básicas de saúde da família e realizar o agendamento.

“Estudos realizados após a aplicação da terceira dose demonstram um aumento da imunidade contra o coronavírus, sendo assim, é muito importante a sua realização. Vale lembrar que não foi observado aumento de reação adversas após a aplicação do reforço, por isso fazemos um pedido para que a população agende a sua terceira dose”, enaltece o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler.

Apenas a aplicação da terceira dose é feita de forma agendada e nas unidades de saúde. As demais doses são realizadas no Centro Municipal de Vacinação, na Praça do Imigrante. “O agendamento nos postos serve para não perdermos vacinas, pois cada frasco contém várias doses. Se abrirmos um frasco para atender uma pessoa, devemos aplicar as demais no mesmo dia”, lembra o secretário.

Classificação de pessoas imunodeprimidas que devem receber a terceira dose após seis meses do recebimento da segunda dose:

• Imunodeficiência primária grave;
• Quimioterapia para câncer;
• Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
• Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3;
• Uso de corticoides em doses 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias;
• Uso de drogas modificadoras da resposta imune
• Pacientes em hemodiálise;
• Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).