Canal Içara

 
24 de maio de 2022 - 02:52
#Cotidiano #Economia #Política #Segurança #Esportes +Leitor-repórter +Guia Içara
Cotidiano » Coronavírus Covid-19
Covid: esforço para concluir a vacinação dos adultos
Calendário prevê que até 31 de agosto todas as pessoas acima de 18 anos tenham recebido a primeira dose da vacina contra o coronavírus
27/08/2021 às 10:20 - atualizada às 11h10 | Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
O calendário elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde prevê que até 31 de agosto todos os catarinenses acima de 18 anos tenham recebido a primeira dose da vacina contra o coronavírus. No entanto, levantamento realizado pela Gerência de Doenças Infecciosas Agudas e Imunização (Gedim) mostra que 161 municípios ainda necessitam de vacinas para concluir a imunização da população adulta.

Assim, uma nova remessa ocorre ainda nesta sexta-feira, dia 27, para que as prefeituras deem continuidade à vacinação dos grupos prioritários que ainda não receberam o imunizante, da população por faixa etária e dos trabalhadores industriais.

O diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE-SC), João Augusto Brancher Fuck, destaca que com o envio de mais esse lote os municípios podem planejar ações durante o fim de semana para continuar avançando na vacinação. “Importante também que as pessoas fiquem atentas às orientações do seu município de residência e busquem a vacina no momento que forem chamadas”, orienta.

Içara

Nessa remessa, serão destinadas a Içara 390 doses do laboratório Sinovac/Butantan para primeira aplicação, que deve ocorrer a partir de segunda-feira, dia 30. Esta sexta-feira será dedicada apenas à segunda aplicação da Coronavac, completando o esquema vacinal iniciado até o dia 30 de julho.

Esse público deve procurar as unidades de saúde dos bairros Jardim Elizabete e Cristo Rei para receber a segunda dose da vacina. O atendimento em ambas ocorrerá das 16 às 20 horas.

De acordo com os dados do Vacinômetro do Governo de Santa Catarina, atualizados até esta sexta-feira, Içara contabiliza 47.456 aplicações de vacinas contra a covid, sendo 33.532 como primeira dose e 13.924 como segunda dose.

Próxima etapa

A próxima etapa da campanha está prevista para começar no dia 1 de setembro, quarta-feira, com o início da vacinação de adolescentes, nesse caso, com doses fornecidas pela Pfizer, a única liberada pela Anvisa para a imunização desse público.

Também será iniciada a aplicação da dose de reforço em idosos com 70 anos ou mais, com esquema vacinal completo há mais de seis meses, e pessoas com alto grau de imunossupressão, 28 dias após a última dose do esquema vacinal. No caso dos idosos, a vacinação começará por aqueles com 85 anos ou mais até chegar na faixa etária dos 70 anos.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a preferência é pela aplicação da vacina Pfizer. No entanto, podem ser utilizadas, de maneira alternativa, as vacinas Janssen ou AstraZeneca.
Participe também com seus comentários

 COBERTURAS ESPECIAIS
últimas notícias

Conheça as marcas que potencializam o crescimento da cidade