logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Covid: esforço para concluir a vacinação dos adultos

Calendário prevê que até 31 de agosto todas as pessoas acima de 18 anos tenham recebido a primeira dose da vacina contra o coronavírus

Compartilhar:

O calendário elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde prevê que até 31 de agosto todos os catarinenses acima de 18 anos tenham recebido a primeira dose da vacina contra o coronavírus. No entanto, levantamento realizado pela Gerência de Doenças Infecciosas Agudas e Imunização (Gedim) mostra que 161 municípios ainda necessitam de vacinas para concluir a imunização da população adulta.

Assim, uma nova remessa ocorre ainda nesta sexta-feira, dia 27, para que as prefeituras deem continuidade à vacinação dos grupos prioritários que ainda não receberam o imunizante, da população por faixa etária e dos trabalhadores industriais.

O diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE-SC), João Augusto Brancher Fuck, destaca que com o envio de mais esse lote os municípios podem planejar ações durante o fim de semana para continuar avançando na vacinação. “Importante também que as pessoas fiquem atentas às orientações do seu município de residência e busquem a vacina no momento que forem chamadas”, orienta.

Içara

Nessa remessa, serão destinadas a Içara 390 doses do laboratório Sinovac/Butantan para primeira aplicação, que deve ocorrer a partir de segunda-feira, dia 30. Esta sexta-feira será dedicada apenas à segunda aplicação da Coronavac, completando o esquema vacinal iniciado até o dia 30 de julho.

Esse público deve procurar as unidades de saúde dos bairros Jardim Elizabete e Cristo Rei para receber a segunda dose da vacina. O atendimento em ambas ocorrerá das 16 às 20 horas.

De acordo com os dados do Vacinômetro do Governo de Santa Catarina, atualizados até esta sexta-feira, Içara contabiliza 47.456 aplicações de vacinas contra a covid, sendo 33.532 como primeira dose e 13.924 como segunda dose.

Próxima etapa

A próxima etapa da campanha está prevista para começar no dia 1 de setembro, quarta-feira, com o início da vacinação de adolescentes, nesse caso, com doses fornecidas pela Pfizer, a única liberada pela Anvisa para a imunização desse público.

Também será iniciada a aplicação da dose de reforço em idosos com 70 anos ou mais, com esquema vacinal completo há mais de seis meses, e pessoas com alto grau de imunossupressão, 28 dias após a última dose do esquema vacinal. No caso dos idosos, a vacinação começará por aqueles com 85 anos ou mais até chegar na faixa etária dos 70 anos.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a preferência é pela aplicação da vacina Pfizer. No entanto, podem ser utilizadas, de maneira alternativa, as vacinas Janssen ou AstraZeneca.