logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Covid: Ministério da Saúde baixa a faixa etária para a segunda dose de reforço

Recomendação é para pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde

Compartilhar:

O Ministério da Saúde estendeu a possibilidade de aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra o coronavírus, ao baixar a faixa etária e incluir profissionais da saúde. A recomendação é para que pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde, de todas as idades, recebam o imunizante, desde que tenham tomado a primeira dose de reforço há mais de quatro meses.

As novas orientações da pasta consideram a necessidade de reforçar a imunização nessa faixa-etária e para os trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. As vacinas da Pfizer, Janssen e AstraZeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo órgão federal, mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz. Os resultados mostraram ainda que a dose de reforço pode aumentar em até 100 vezes a produção de anticorpos contra a covid-19. Até agora, mais de 4,5 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose de reforço, entre imunocomprometidos e idosos a partir de 70 anos.