logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Crônica: a culpa não é toda sua

Compartilhar:

Não acredite quando alguém lhe diz que a culpa é só sua. Não temos unicamente culpa dos acontecimentos.

Cada um contribui para que muitas coisas aconteçam. Nós agimos de certas formas, mas o resultado final não depende somente de nós.

Muitos culpam outrem por suas atitudes contínuas, não mudam suas ações, nem sua forma de pensar. Para esses a culpa sempre será do outro. O outro está errado, o outro não consegue ver a verdade.

Qual verdade se refere? Nunca muda de opinião, nem aceita que outro lhe diga onde também tem erros? Errar é humano, achar que sempre está certo e os erros são do outro. eis outro grande erro.

Quando refletimos sobre nossas ações, podemos ver que erramos e muito. E a culpa não é sempre do outro. Muitas vezes é nossa, pois não aceitamos correções. Não aceitamos que nos digam onde podemos ser melhores.

Quando temos a humildade de ouvir a opinião do outro tentamos melhorar nosso modo de ver as coisas. Aceitamos correções, somos seres imperfeitos, viemos para esse universo para aprendermos e sermos a cada dia melhor. Se acharmos que o erro sempre é do outro está na hora de nos colocarmos no lugar do outro.

O que estamos fazendo, estamos ouvindo, aceitando a opinião do outro? Cabe a cada um de nós avaliarmos nossas atitudes, nos revestirmos de humildade aceitando e corrigindo nossos próprios erros. Precisamos abrir nossa mente e o coração para mudança tão necessário em cada um de nós.

Não, a culpa não é sempre do outro. Ela muitas vezes é nossa. A mudança precisa acontecer também em nós.