logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Crônica: Que o amor e o respeito falem mais alto pelas mulheres

Compartilhar:

Cada uma de nós mulheres já esteve durante a gestação de nossas mães no ventre de nossas avós. O óvulo que hoje somos nós foi formado mais ou menos no terceiro mês de gestação de nossas mães. Alguns desses óvulos de nossas mães acabaram morrendo. Nós hoje somos vencedoras estivemos sim onde tudo começou para nossas mães.

Quantas energias receberam desde essa gestação? O que acontecia ao redor daquela pequena célula que carregaria nosso DNA. Algumas de nós recebemos o amor, pois, nossa mãe foi muito amada e bem-vinda desde o início. Outras de nós recebemos a tristeza de uma gestação indesejada, talvez nossa mãe seja aquela que veio depois que muitos outros filhos já haviam chegado naquela família.

Tudo o que acontecia com nossa mãe era passado em cada célula que se formava dentro daquele novo ser. Vinha carregado com muitas energias do ambiente e das vivências de nossas avós.

No meu caso isso aconteceu há 84 anos um tempo bastante difícil onde nem tudo era fácil. Minha avó trabalhava na roça, meu avô trabalhava no Rio Grande do Sul como fotógrafo ela ficava com os filhos cuidando da casa e do trabalho na roça. Um tempo em que não existia luz elétrica, o arroz era pilado em casa, o café era plantado e torrado em casa. Quantas dificuldades se encontravam durante a gestação de minha mãe. Minha avó já tinha outros três filhos.

Além de mim estavam sendo formados os óvulos que hoje são meus irmãos. Todos nós recebemos energias de amor, de tristezas, muitas vezes de dificuldades durante a gestação de nossa mãe. Num tempo que não se tinham muitos recursos era tudo muito difícil, até criavam alguns animais para seu sustento, mas vinha o que chamavam de peste e morriam sem que a família pudesse usufruir dos animais para seu alimento.

Tudo isso tem muitos significados, quem somos vai além do que nós vivenciamos desde a nossa gestação no útero de nossas mães. Vem de antes, ou seja, lá atrás onde nossa mãe foi gestada. Após o nosso nascimento continuamos recebendo bagagens, aprendemos com as mulheres que estão próximas de nós. Algumas nos inspiram a sermos iguais a elas. São guerreiras desde muito cedo enfrentam batalhas desde muito jovens.

Nós mulheres vivenciamos hoje o fruto de muitas lutas de outras mulheres que fazem parte de nossos antepassados. Queremos um mundo melhor para nós e nossas meninas. Por isso seguimos lutando para que possamos ser vistas pelo que somos. E sim nós mulheres podemos fazer a diferença onde vivemos, somos filhas, amigas, namoradas, esposas, companheiras.

Lutando por um mundo igualitário com direitos iguais, onde possamos ser amadas, respeitadas.

Seguindo o caminho que escolhermos ao lado de alguém ou não. E quando dissermos não que nossa voz seja respeitada. Nesse dia internacional da mulher que é celebrado no dia 8 de março vamos repensar sobre o valor das mulheres na sociedade. Desejamos que cada uma de nós possa viver em harmonia sem violência. Que o amor e o respeito falem mais alto. E que a paz reine.