logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Dados ou Informações? Saiba a diferença

Compartilhar:

Você sabe a diferença entre dados e informações dentro da área da tecnologia? A diferença entre essas palavras está em como você poderá utilizá-las.

Dados: informação solitária sem utilidade momentânea.
Informação: conjunto de dados que fazem sentido para alguma ação.
Se eu falar “energia”, é apenas um dado, uma palavra solta que pode ter várias significados. Mas você não sabe o que fazer, certo? Agora se eu adicionar “pagar”? Neste momento você tem “pagar” mais “energia”. O conjunto pode dar alguma informação? Certamente vai compreender que é para “pagar a energia” ou pelos menos ver se já foi paga.

Um gerente pede um relatório com os itens mais vendidos no mês passado. Então você traz um relatório e mostra para ele somente as quantidades vendidas, mas sem o nome dos produtos. Nesse momento o gerente tem um monte de dados, mas ele não sabe ao que se refere.

Agora se você colocar nome do produto com as quantidades vendidas, certamente para o gerente é uma informação que ajudará a tomar decisões futuras, pois agora ele sabe exatamente qual item e qual quantidade foi vendida. Compreendeu a diferença entre dados e informações? Deixe suas dúvidas nos comentários.