logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

De City Clube à subprefeitura

Compartilhar:

Pista de patinação, piscinas para adultos e crianças, salão de bailes e shows que se eternizaram na memória dos moradores da região. Essa descrição já fez parte da realidade do prédio que abrigava a antiga sede do City Club, no balneário Rincão entre as décadas de 70 e 80. O local foi cenário de dezenas de casamentos e já recebeu até artistas internacionais como a cantora Paraguaia Perla. Quando o prédio foi adquirido pela Administração, há pouco mais de vinte anos foi transformado em uma sede da subprefeitura no Distrito. As piscinas cobertas por terra e grama e os muros com alambrado cederam espaço para que todos tivessem trânsito livre no terreno.

O salão de baile permaneceu. E ainda registrou muitas festas, com bons conjuntos quando reunia pais e mães em eventos que comemoravam suas datas durante muitos anos. A aposentada Jônia da Silva Santos, conhecida como dona Joaninha, que reside em frente ao local faz 20 anos lembra com saudade desta época. E relata que um grupo de casais promovia os bailes e o salão ficava cheio. No período que vinham conjuntos e artistas famosos, as moças solteiras chegavam a mandar fazer roupas novas.

“Mesmo depois que a Prefeitura comprou tivemos muitas festas no City. Tivemos bons eventos. Festas juninas, aula do clube de mães, do jardim de infância também por uns tempos e durante muitos anos o local foi sede das reuniões do grupo de jovens, que também promoveu grandes festas”, lembra ela.

Como sede Administrativa do município no Distrito, a parte que foi construída para ser a pista de patinação, que recebia muitas pessoas de Criciúma que eram sócios do clube na cidade e usavam a extensão da Praia foi transformada em escritório. E durante muitos anos abrigou a Subprefeitura, mudada de prédio no início deste ano pelo Prefeito Gentil da Luz em função das péssimas condições de trabalho no local.

A pista, dividida em muitas partes deu espaço para há muitos anos a sede da Delegacia de Polícia Civil. E agora para os Correios e para a agência bancária que já busca um prédio em melhores condições.

O antigo salão virou a garagem das máquinas e dos veículos oficiais da Prefeitura há uns oito anos, desde a gestão anterior. E o fato não agradou alguns moradores, como a dona Joaninha, por exemplo. “Isto hoje é um deserto. Quando o salão virou depósito de carros eu fiquei muito triste, porque era um clube que podia ser preservado, está sendo destruído aos poucos”, comenta.