logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

De clube de futebol a sociedade recreativa

Compartilhar:

Do extinto time de futebol Ipiranga até a atual sociedade recreativa foram diversas as mudanças realizadas no clube mais badalado de Içara. Localizada no Centro, a estrutura já abrigou quadra de futebol, teve duas piscinas, churrasqueiras abertas aos sócios, sala de jogos e lanchonete. O início dessa história ocorreu com Ângelo Lodetti, em 1940. Contudo, sobre a história da instituição, poucas informações ainda existem em arquivo. As atas mais recentes e ainda conservadas datam apenas de janeiro de 1984 em diante.

Até o final da década de 1980, o Ipiranga era sinônimo de encontros motivados por uma das poucas quadras da cidade. As arquibancadas ficavam movimentadas para confrontos, por exemplo, da Juventude Esportiva e Recreativa de Içara (Jeri). O espaço, contudo, foi destruído em 1990 para dar lugar às piscinas adulta e infantil. Era o início de uma época marcada então por competições de natação, além de agitados verões. Mediante ao sucesso, em 1994 foram ainda implantadas churrasqueiras no espaço até então aberto.

Desativada por anos, a reabertura das piscinas foi desencadeada somente em 2000, como um dos eventos sociais do ano após um vagaroso processo de enchimento. Foram necessárias semanas para que a água ocupasse novamente os tanques. Desde então, melhorias ampliaram ainda mais a disponibilidade de serviços. Sem poder deixar de mostrar novidades, o Ipiranga realizou uma das maiores obras da primeira década deste século. Na diretoria de 2008 a 2010, a piscina virou térmica e acabou coberta. Com isso, funciona durante todo o ano. Além disso, o clube oferece aos mais de 400 sócios também aulas de dança, academia de ginástica, natação e hidroginástica.

Da estrutura ostentada no século passado, diversos aspectos mudaram. Os banheiros que existiam no salão principal foram extintos. O bar mudou de posição. Até o palco foi trocado de lugar. A cozinha ficou maior e também foram construídas novas churrasqueiras para eventos sociais. Conforme o atual presidente, Edson Luiz Pizzetti, os projetos não pararam por aí. Ao trabalho realizado pelas diretorias anteriores, a expectativa é só fazer melhorias. De curto prazo, uma das metas é colocar condicionadores de ar no salão. Outro projeto, porém mais trabalhoso, é também repaginar o exterior do prédio (21/04/2009 » Clube Ipiranga projeta nova fachada).

Ainda segundo Edson, os planos são muitos. O problema é a falta de recursos. Na avaliação dele, a quantidade de sócios contribuintes não é suficiente para ostentar as obras requisitadas. E, com isso, a receita mensal acaba destinada quase que totalmente para as despesas. Para captação de recursos, uma das principais alternativas são os eventos. Organizados pela diretoria, pelo menos dois são sucessos garantidos. O principal deles é o Baile de Debutantes. Mas, há também o Baile da Jeri. O aluguel das salas comerciais no térreo e o aluguel do salão para festas particulares então complementam a renda.