logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Debate sobre sistema interligado de transporte é iniciado com associações

Compartilhar:

Os içarenses usuários de transporte coletivo gastam em média R$ 200 ao mês. Mas nem sempre são atendidos conforme as necessidades. Devido ao custo e as dificuldades do atual sistema, há empresas que já optam por colaboradores com veículo próprio, indiferente de ser da cidade. Isto significa desvantagem para o município. O levantamento realizado com o auxílio das agentes comunitárias de saúde foi apresentado para lideranças de bairro nesta sexta-feira, dia 22. O encontro ocorreu na União das Associações Comunitárias de Içara.

O estudo com os içarenses é a base do levantamento realizado para a definição de novos itinerários e horários no município. A proposta é que o sistema integrado tenha a implantação gradativa de cinco estações de embarque, um terminal central e um terminal regional. Ao todo foram estruturadas sete linhas para atender as comunidades e, a partir dos seis anos, também os estudantes com a estimativa de uma tarifa única menor que R$ 4,00. O detalhamento ainda será realizado por região.

"A participação dos bairros é muito importante. Todos que conversamos sobre a estruturação das linhas de ônibus gostaram bastante. Para quem mora no interior será melhor e o comércio do município também será beneficiado", indica o presidente da Uaci, Ronaldo Marcílio Caetano. "O sistema interbairros vai dar condição para a cidade estar inserida dentro também do transporte interestadual e até internacional. Logo poderemos ter outras empresas nos atendendo", pontua o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (PMDB).

Além do transporte coletivo, o encontro também apresentou o estacionamento rotativo. A sinalização começou nesta semana, mas o funcionamento ocorrerá somente em abril junto com uma campanha de orientação. O polígono da Área Azul ficará concentrado inicialmente entre as ruas Sete de Setembro, Vitória, Avenida Procópio Lima e Rua Amaro Maurício Cardoso. Serão aproximadamente 1 mil vagas monitoradas das 8h às 18h de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h aos sábados. Apenas motos estarão isentas, todavia, ainda enquadradas no limite de 2h.