logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Defesa Civil dá dicas contra a estiagem

Compartilhar:

A estiagem é inevitável. Já os efeitos podem ser amenizados. Para isso o coordenador regional da Defesa Civil Rosinei da Silveira lista uma série de pequenas ações rotineiras que podem contribuir com a redução do consumo. "A água deve ser utilizada apenas para higiene e alimentação", alerta.

Uma das orientações é não descongelar carnes com água corrente. Além disso, ele orienta para lavar louças apenas com a pia cheia. E a mesma regra vale para a lavação de roupas. Neste segundo caso a água que sobra após o uso da máquina serve inclusive para ser reutilizada na lavação de carros, calçadas e irrigação de plantas.

"A estiagem pode ser entendida como um período prolongado de baixa pluviosidade (chuva) ou sua ausência, em que a perda de umidade do solo é superior a reposição. Nessa época pode ocorrer racionamento ou corte do consumo de água em virtude dessa diminuição em reservatórios e rios. Com isso aumenta o risco de incêndios em matas e florestas", adverte sobre o despejo de cigarros, fósforos e a provocação de queimadas.