logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

“Design é resolver problemas”

Compartilhar:

O interesse pelo design surgiu aos 14 anos sem saber de fato o que era. A partir da prática na adolescência, passou então a estudar a composição gráfica. Aos 20 anos, o jovem içarense Willian Matiola cursa atualmente a faculdade de Design da Satc e desponta agora como referência na área através do Choco La Design (www.chocoladesign.com). São mais de 170 mil visitas no blog ao mês. A maior parte delas de São Paulo.

“Imaginava que Design era muito mais um trabalho visual cujo foco era o uso dos softwares pra fazer peças bonitas e bem trabalhadas. Mas hoje em dia vejo que design está em tudo o que nos rodeia e é muito mais do que tornar as coisas agradáveis aos olhos dos outros. Design é resolver problemas, é proporcionar as melhores experiências para os produtos, pessoas ou serviços. Design é essencial, mesmo que muitos o ignorem”, indica.

“O blog surgiu em 2010 quando meu sócio e eu resolvemos criar um espaço para compartilhar o que nós sabíamos para outras pessoas. Naquela época ainda era difícil achar boas referências para estudar design online”, indica. Além de Willian, mais de 20 colaboradores ajudam a alimentar o conteúdo. “Como a área não é regulamentada, qualquer pessoa pode se intitular designer, mas poucos realmente sabem exercer essa função”, completa.

Uma parte do conteúdo do blog pode ser conferida ainda na Revista C+. A primeira edição saiu em outubro de 2013. A próxima já está no forno e poderá ser conferida nas próximas semanas. Para 2014, o desafio do Choco La Design será a criação ainda de uma versão mais moderna e que esteja otimizada ao acesso com smartphones. A ideia para o futuro é criar também uma loja com produtos exclusivos e montar um estúdio de design.

TRABALHOS - Willian Matiola foi responsável pela reformulação do site da Casa do Rock (www.casadorock.com.br) quando ainda trabalhava numa agência de comunicação digital. Também fez parte da criação da identidade virtual da Beecake (beecakecia.com.br). “Além disso, desenvolvi várias ilustrações para a segunda edição da Revista C+ que estará disponível na segunda quinzena de janeiro. Tive ainda a oportunidade de dar palestras em Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Santa Maria (RS)”, exalta. Uma fração dos projetos podem ser vistos em www.behance.net/willianmatiola.

Confira mais 6 imagens
Willian Matiola
Willian Matiola
Willian Matiola