logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Diagnóstico do PD precisará ser refeito

Compartilhar:

Mais um problema para atrasar a confecção do Plano Diretor de Içara. Na análise do diagnóstico do município, elaborado pelo Consórcio Hard Engemin, diversas falhas foram encontradas. “O estudo não foi realizado conforme a realidade da cidade, são erros fatais e todo trabalho deverá ser refeito. Precisamos do diagnóstico correto para dar continuidade ao projeto para isto, temos apenas 75 dias”, revela o coordenador do Núcleo Gestor do Plano Diretor de Içara, Gilmar Axé.

Irregularidades como troca de nome de rodovias, ausência de nomes de ruas, falta de zoneamento na área de proteção ambiental, além de detalhes importantes na área física do município foram “esquecidos”. De posse do documento com mais de 400 páginas, o arquiteto e urbanista, Ricardo Lino, comentou: “Estamos relacionando todos os erros e caso aja recusa para ser refeito ou ônus para a Prefeitura o assunto será encaminhado ao Ministério Público. Além disso, queremos um técnico da empresa presente para fazer o estudo”, disse Lino, que não está nem na metade da análise.

Ainda segundo o arquiteto, outros municípios apresentaram o mesmo problema. “A licitação foi realizada somente com esta empresa e ganhou claro, devido ao menor preço. O problema é que não possui estrutura adequada para realizar o trabalho, nunca vimos nenhum profissional aqui e com certeza não deram conta do recado”, fala insatisfeito o arquiteto.

A participação popular também estará presente na elaboração do Plano Diretor, por meio de reuniões setoriais. Cada área, em datas diferenciadas e coordenadas pelo Núcleo Gestor, terá discussões sobre as ações que devem ser elencadas no documento. Os encontros serão divulgados para que haja participação maciça da população, principalmente das pessoas diretamente envolvidas em cada área a ser discutida.

“Queremos que seja elaborado visando o desenvolvimento planejado e com total participação da população”, destaca Gilmar. Os vereadores estarão presentes nos encontros setoriais que vão discutir e definir as propostas que serão elencadas no documento. “Se os vereadores estiverem presentes durante as discussões, eles serão os maiores conhecedores do novo Plano Diretor e quando o documento for à Câmara, terá o aval do Legislativo”, explicou.