logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

E agora Canal Içara? A imagem de arquivo que ditou o conteúdo de uma notícia

Compartilhar:

Olá leitor do Portal Canal Içara. Esta é a primeira postagem que realizamos de autocrítica. E certamente não será a primeira. A partir de agora, vamos compartilhar nossos erros e aprendizados. A gente sabe que isso não é notícia, mas para nós representa transparência.

Para começar, precisaremos discorrer sobre a importância de uma imagem. É claramente a repercussão do uso de uma foto de arquivo - de janeiro de 2020 - para ilustrar os discursos dos pré-candidatos do MDB. Parecia uma boa opção por mostrar boa parte dos militantes do partido em um momento de definição interna. Mas não foi.

Trocamos a foto por uma imagem genérica quase 15min depois da postagem no portal na noite desta segunda-feira, dia 27. Mas o servidor do Facebook já havia armazenado e logo surgiram questionamentos relacionados ao isolamento social, ainda agora, uma recomendação contra a pandemia de coronavírus. Vejamos pelo menos três motivos que fomos infelizes neste momento:

Leitura rápida
A imagem de arquivo era de janeiro de 2020, quando as pessoas ainda se abraçavam. E por mais que tenhamos feito a inserção indicativa no portal de que a imagem era de arquivo, a maioria das pessoas tiram conclusões apenas pelo que veem na imagem e leem unicamente no título que está nas redes sociais. Isso é um pesadelo para os jornalistas!

Quarentena
Os hábitos deste passado tão recente agora são observados como um risco. As aglomerações permanecem proibidas. E com base no item anterior, uma imagem de arquivo quando reinserida pode resultar em outras interpretações. Neste momento, levou a questionamentos sobre as determinações de isolamento social que prejudicaram economicamente muitas pessoas. A repercussão demonstra o quanto estão vigilantes.

Emoção aflorada!
Em situações difíceis, a emoção muitas vezes toma o espaço da razão. Isso ocorre neste momento de pandemia. Também estamos cada vez mais próximos das eleições. E o içarense raiz vive este momento como um jogo. São meses em que a razão perde espaço para a emoção. E aqui não se faz distinção de situação ou oposição. É no campo dos sentimentos que as campanhas são realizadas. Os ataques também.

A repercussão da foto pode ser uma prévia do que virá. Nosso empenho será sempre para um jogo limpo, com espaços iguais, pela preservação da democracia. A transparência do portal também será fundamental neste processo. Estaremos dispostos a dialogar com os internautas, emitir esclarecimentos quando houver necessidade e também assumir eventuais erros.